Prêmio Cosme de Farias

Vencedores das 3ª e 4ª Etapas

O Prêmio Cosme de Farias reconhece experiências e ações dos municípios e entidades parceiras do Governo que se destacaram na redução do índice de analfabetismo. O Prêmio faz uma homenagem a um nome reconhecido por lutar em causas populares, sobretudo no combate ao analfabetismo. Entre os trabalhos desenvolvidos por Cosme de Farias, está a criação, em 1892, da Campanha do ABC, distribuindo milhares de cartilhas no País, quando ainda tinha 14 anos. Já em 1915, criou a Liga contra o Analfabetismo; e criou e manteve durante mais de 60 anos quase 200 escolas para alfabetização de jovens e adultos.

São premiadas cinco categorias: Município, Entidade da Sociedade Civil, Alfabetizador, Coordenador e Turma e Tradutor-intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os primeiros colocados de cada uma delas recebem, respectivamente, R$ 40 mil, R$ 20 mil, R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 5 mil. A escolha é feita por um Comitê do Programa Topa – Todos pela Alfabetização, formado por 15 representantes da sociedade civil organizada.

Vencedores:

3ª etapa

• Alfabetizadora - Raimunda Crispim - Associação de Aposentados e Idosos da Previdência de Canudos
  • Tradutor de LIBRAS - Brenda Stefanny Batista Castro – Associação dos produtores da Fazenda Canudos
  • Entidade - Associação de Aposentados e Idosos da Previdência de Canudos  - Presidente - Maria Helena Nunes Cerqueira
  • Prefeitura – Felicíssimo Paulino dos Santos Filho – Prefeito de Antonio Cardoso
                       Valdeci Mamona Passos – Secretaria da Educação de Antonio Cardoso

4a etapa

• Alfabetizadora - Raquel Deraldina Gomez - Associação Beneficente da Assembleia de Deus em Jacobina
  • Coordenador - Athaíde Moura Ribeiro - Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais e Oleiros Tocos II de Governador Mangabeira
  • Entidade - Projeto Social Desportivo Arrumadinho – Presidente José Alberto Luis Gonzaga
  • Prefeitura – Manoel de Azevedo Rocha – Prefeito de Coribe