A Rede Estadual de Educação Profissional é a 2ª segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com 75 mil matriculados. O Estado criou 38 Centros Estaduais e 33 Territoriais de Educação Profissional e ampliou a oferta para 123 municípios, chegando a todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Um dos resultados da expansão e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional é a formatura, a partir de 2009, de mais de 44 mil estudantes em todo o Estado.


Acesse e veja os eixos Tecnológicos e cursos ofertados


- Primeiro Estágio
O objetivo do programa Primeiro Estágio é atender a estudantes da rede pública com estágios em empresas, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos, desenvolvida em articulação entre as secretarias estaduais da Educação e da Administração e Voluntárias Sociais. A iniciativa vai atender à demanda de estágio em todo o Estado, que tem aumentado devido ao crescimento contínuo da rede estadual de educação profissional, a segunda maior do País. O estágio visa preparar os jovens e trabalhadores para uma inserção social e cidadã no mundo do trabalho.

- Profuncionário
Funcionários da educação pública (estadual e municipal) passarão por formação por meio do Profuncionário, programa federal de Educação Profissional a distância. O programa atende a funcionários em efetivo exercício e com habilitação compatível com a atividade que exerce na escola através de cursos que serão iniciados em 2016 nos 71 Centros de Educação Profissional, instalados em 56 municípios baianos. A meta da Secretaria da Educação é contemplar, até 2018, 20 mil funcionários.

- Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) beneficia mais de 11 mil estudantes da rede estadual que fazem os cursos de qualificação no turno oposto aos quais estão matriculados. Com o Pacto pela Educação, o Pronatec chegará também aos jovens, trabalhadores e desempregados por meio da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- Educação Profissional em Tempo Integral
Estudantes ampliam tempo de permanência nos centros de Educação Profissional em Simões Filho, Jaguaquara, Guanambi e Santo Antônio de Jesus. Com isso, os cursos técnicos de nível médio ofertados nesta forma de articulação terão o tempo de duração reduzido de quatro para três anos.