Videoconferência Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola realiza a videoconferência Ciência em Debate  no dia 19 de outubro de 2012 , às 8h, no Laboratório de Educação à Distância – LED do Instituto Anísio Teixeira. O evento abre espaço para o debate “A educação científica na escola como prioridade na formação do cidadão” e conta com a participação do grupo de articuladores regionais e professores parceiros do programa.

Será objeto da videoconferência, a proposta de inserção na comunidade escolar com a divulgação e implantação da educação científica como ambiente de aprendizagem, através do livro Bahia, Brasil: Espaço, Ambiente e Cultura.

O programa Ciência na Escola objetiva motivar a elevação de competências profissionais do professor do segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano), para a melhoria e consolidação da educação científica dos alunos, principal foco do programa. É caracterizado pela alfabetização cartográfica e se detém nas conexões com solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos, clima e uso do solo, que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos vivos e não vivos do espaço social onde vivem os grupos humanos.

O material didático revitaliza o livro de ciências para uma ação de aprendizagem científica com interfaces concretas entre ciências da natureza, geografia e ciências ambientais. O conhecimento da história local é a inspiração para a metodologia Mapa (Mundo, Ambiente, Pertencimento e Ação), que institui o caminho para a aprendizagem dos conceitos científicos a partir da leitura da realidade.

PROGRAMAÇÃO:

• 8 h – Abertura: Profª Irene Cazorla
  • 8h30 – A educação científica na escola como prioridade na formação do cidadão: Profº Nildon Pitombo
  • 10h – Relato de experiência: Profª Ana Cristina Rangel (articuladora regional do Programa Ciência na Escola)
  • 10h30 – Interação com público: Profº Marcelo Correia (mediação)