Moradores do Calabar contam com Sessão Topa de Cinema

A comunidade do Calabar, em Salvador, está convidada para a Sessão Topa de Cinema. O evento, organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vai ser realizado na terça (24/05) e quinta-feira (26/05), às 18 horas. A ideia é chamar a atenção dos moradores do local para as inscrições do programa Todos pela Alfabetização (Topa), no bairro, que terminam no próximo dia 30. As incrições podem ser feitas na Base Comunitária do Calabar e no Núcleo de Direitos Humanos do Camarão.

A chegada do Topa no Calabar faz parte do desafio lançado pelo governador Jaques Wagner no mês de maio aos moradores da localidade e do bairro Alto das Pombas para reduzir o analfabetismo. A Associação Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar assinou o termo de adesão ao Topa e está fazendo um trabalho de mobilização junto às famílias para que participem do programa. Os interessados devem comparecer aos postos munidos de CPF e comprovante de endereço.

Exibição - Na terça, o evento acontece na Igreja Batista Monte Sião, no Camarão. Já na quinta, vai ser realizado na Base Comunitário do Calabar. O filme escolhido para a ocasião foi o longa-metragem Narradores de Javé, que conta com Gero Camilo e José Dumont no elenco. A história é dirigida por Elliane Caffé e mostra a história de um município que está prestes a desaparecer com a instalação de uma usina hidroelétrica. Para evitar o dano, os moradores de reúnem para elencar os acontecimentos heróicos que aconrteceram na localidade. Ao final da sessão, vai ser servido lanche aos presentes.

Educação de Jovens e Adultos - O Topa vem se somar às ações afirmativas que o Governo da Bahia vem desenvolvendo na região. Na área de Educação, já está acordado com a comunidade a realização de cursos preparatórios para Educação de Jovens e Adultos, voltados para aqueles que ainda não concluíram a escolarização. Cursos destinados à certificação de conclusão da Educação Básica, através dos exames CPA (Comissão Permanente de Avaliação), Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos). As inscrições para os cursos preparatórios também estão abertas a partir desta segunda-feira, 9 de maio, nos mesmos locais de inscrições para o Topa.

Topa em números - De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos.