Escola e Colégio estadual Rotary realizam mutirão de saúde

O colégio e a escola estadual Rotary, em Itapuã, realizam um grande mutirão de saúde, no dia 14 de abril. Neste dia, das 8h às 18h, as salas de aula do colégio serão transformadas em consultórios para atender a qualquer pessoa da comunidade, com serviços de pediatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, realização de ultrassonografia e odontologia. Além disso, serão ofertadas oficinas de alimentação saudável para adolescentes, ministradas por nutricionistas. A estimativa é de realizar uma média de 1.500 atendimentos. A ação é fruto de uma parceria do Rotary Club da  Bahia com a Fundação José Silveira, Hospitais IBIT/IBR.

Esta não é a primeira vez que o Rotary abre as portas para oferecer atendimento na área de saúde, promovendo uma aproximação ainda maior com a comunidade. “Na nossa unidade, já funcionam dois consultórios odontológicos permanentemente. No caso da odontologia, no dia do mutirão, vamos ampliar ainda mais o serviço”, explica a diretora do colégio, Joana Lívia Negrão. Durante o mutirão, 12 estudantes participantes do Clube Interact, que nasceu com o propósito de realizar trabalhos comunitários no entorno da unidade, estarão lá fazendo a recepção dos pais e moradores da região que forem em busca dos serviços.

“Além de aproximar a escola da comunidade, a ação visa desenvolver no estudante o gosto pelo trabalho voluntário. O lema é dar de si sem pensar em si”, acrescenta a diretora Joana Negrão. Ela informa ainda que, no dia do evento, será assinado um convênio entre o Rotary Club da Bahia e a Fundação José Silveira, no intuito de captar novos voluntários no colégio. “Para realizarmos mutirões como esse, precisamos de mais voluntários”, explica a diretora da unidade. Além dos 12 estudantes, todos os funcionários também atuarão como voluntários na ação.

Os médicos e profissionais de saúde que estarão lá ofertando o atendimento também serão voluntários. No caso dos médicos, eles são formandos de um grupo de 1986, que, na ocasião, tiveram como paraninfo da turma o atual presidente da Fundação José Silveira, Geraldo Leite, que também é um rotaryano. “Essa será a primeira ação desse grupo na nossa unidade. Mas a proposta é de se criar um projeto contínuo”, explica a diretora Joana Negrão.

Notícias Relacionadas