Direitos Humanos nas escolas em debate

Palavras-chave:

Educadores e representantes da sociedade civil organizada se reúnem, na próxima segunda-feira (15), para discutir o plano estratégico de implementação da temática direitos humanos nas escolas baianas. Essa é uma das pautas do II Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos, que será realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), e contará ainda com as participações dos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa.


O evento visa, também, mobilizar representantes dos eixos do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos para participação, avaliação e implementação de algumas ações previstas. Entre elas, promover a formação em direitos humanos de professores de todas as redes, fomentar práticas e projetos culturais e educativos em direitos humanos e cidadania, ampliar o programa Escola Aberta para todos os Territórios de Identidade do Estado da Bahia e efetivar ações voltadas à aplicação das leis nº 10.639/03, 11.645/08 e da Resolução 23/2007 sobre afrodescendentes e descendentes indígenas.


Além disso, durante o encontro, serão divulgadas as ações do Comitê de Educação em Direitos Humanos (EDH) e do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos. Desde que foi criado o plano, em parceria com outras entidades, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia implantou projetos como a OAB vai à escola, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas, entre outros. A Bahia foi o primeiro estado brasileiro a lançar o seu Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), lançado em 2006 em parceria com a UNESCO, sendo, portanto, pioneira nas ações de promoção da educação em direitos humanos.

Notícias Relacionadas