Colégio comemora 18º aniversário com projeto de Cultura de Paz

Palavras-chave:

No 18º aniversário da Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, em Cajazeiras, a comemoração ganhou ares de conscientização a partir do projeto Cidadãos Unidos por uma Cultura de Paz, idealizado pelo professor Adeilton Costa. Nesta sexta-feira (6), às 8h30, no encerramento das atividades festivas, iniciadas na última segunda, no pátio da instituição, a Associação Brasil SGI – organização não governamental, associada à ONU –, abrirá o evento com um vídeo institucional. Após a palestra, acontece o concurso dos cartazes e a leitura das melhores redações sobre o tema, assinadas pelos estudantes da instituição.

 
A diretora Antônia de Freitas Barbosa explica que, este ano, as comemorações de aniversário da escola envolveram alunos, professores e toda a comunidade escolar para a questão da não violência. “Em vez de uma festa, decidimos promover um evento que chamasse a atenção para a cultura de paz, já que vivemos um tempo em que a violência que assistimos pela televisão e lemos nos jornais mora ao lado. Está sendo um sucesso a paticipação de todos”, comemora.
 
O idealizador do projeto, professor Adeilton Costa, acrescenta que a oportunidade de refletir sobre a necessidade de uma cultura de paz contribui para a transformação de uma sociedade violenta numa sociedade mais pacífica e humana, em que impere sentimentos de amor, solidariedade e fraternidade. “Nosso projeto tem objetivos claros, numa tentativa de criarmos dentro da escola e, consequentemente, fora dela, uma cultura de paz”, justifica ele, que também é vice-diretor do colégio.
 
Proposta de paz – Depois da exibição do vídeo institucional da Associação Brasil SGI, organização existente em 192 países com os ideais de paz, cultura e educação, os jovens do Departamento de Universitários irão discorrer sobre a proposta de paz que o filósofo Daisaku Ikeda, presidente da SGI e membro correspendente da Academia de Letras, enviou à Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Faz parte da programação, ainda, a escolha dos três melhores slogans sobre a cultura de paz, além das redações e cartazes feitos pelos alunos e que se sobressaíram. “A paz Mora em nós”, numa alusão ao nome do colégio, é um dos slogans que estão no páreo.

 

Notícias Relacionadas