Secretaria da Educação do Estado e Dieese lançam I Anuário da Educação Profissional da Bahia

O Anuário da Educação Profissional da Bahia – volume I, intitulado Desenvolvimento metodológico, formação, produção de dados estratégicos e de ferramentas de apoio à gestão da educação profissional da Bahia, será lançado nesta quarta (25), às 15h, no Salão de Convenções do Hotel Monte Pascoal (Barra). A publicação, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi desenvolvida no âmbito do convênio nº 524/2008, celebrado entre o Dieese e o Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Educação. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, estará presente no evento.

Na parte da manhã, das 8h30 às 11h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, haverá uma sessão especial para apresentação e debate dos indicadores e estatísticas de Trabalho e Educação. A ideia é que os participantes contribuam na formulação e avaliação das políticas públicas de Educação, Trabalho e Desenvolvimento. O diretor-geral do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que é também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e coordenador do Observatório da Equidade, participa da reunião.

O projeto tem como objetivo contribuir para a renovação e expansão da educação profissional da Bahia por meio de estudos, subsídios, desenvolvimento de metodologias, formação, capacitação e assessoria aos gestores públicos e atores sociais. Levantamentos censitários,  amostra de domicilio e registros administrativos são algumas das fontes de informação utilizadas. Os dados foram analisados a partir de distintos recortes geográficos para o estado  e levaram em consideração também os diversos aspectos e atributos populacionais (gênero, cor, faixa etária).

A obra pretende favorecer a compreensão das possibilidades e das limitações das estatísticas sobre educação profissional, ao revelar lacunas e carências que, tomadas como desafios, podem orientar a busca por novas fontes para a construção de indicadores. As informações foram organizadas em cinco capítulos, cujas temáticas passam pelo mundo do trabalho, características educacionais da população, trabalho e educação da população de 10 anos ou mais idade, trabalho e educação da população jovem (16 a 29 anos) e educação básica e educação profissional técnica de nível médio.

O Anuário da Educação Profissional da Bahia - volume I é apresentado, também, em CD-ROM, em conteúdo idêntico ao impresso, o que possibilita acesso rápido aos dados selecionados por usuários da internet e de microcomputadores.

Dados relevantes – Em 2009, a matrícula na educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, totalizou 4,2 milhões de alunos no estado da Bahia, de acordo com o Censo Escolar/Inep. Deste total, as redes públicas, a estadual e as municipais, respondiam pela maioria das matrículas nesta etapa educacional, 3,8 milhões. Da mesma forma, no ensino médio, a rede pública também representa a maioria da oferta, 563 mil alunos sendo a rede pública estadual a predominante.

Os dados da Pnad/IBGE revelam um avanço significativo do nível de escolaridade da população do estado. Ao longo da década passada, houve um incremento da população de 10 anos e mais nos níveis e etapas superiores da educação, sendo a maior elevação relativa ocorrida no segmento populacional com ensino médio completo.