Secretaria comemora centenário de Jorge Amado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início na quarta-feira (10/8) às comemorações pelo centenário de Jorge Amado, que seguem até agosto de 2012. No dia do aniversário do escritor, que celebraria 99 anos, foi realizada uma videoconferência no auditório do Instituto Anísio Teixeira sobre a vida e a obra do baiano para educadores e estudantes da rede estadual, com transmissão para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação do interior do Estado.

Participaram do evento o secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, a neta do escritor, a cineasta Cecília Amado, o escultor e desenhista Mario Cravo Junior, em depoimento exclusivo gravado para a ocasião, entre outros nomes.

Cultura – Educadores, professores e estudantes da rede estadual tiveram a chance de se aproximar mais do universo de Jorge Amado. “Estou aqui cheia de ideias para trabalhar com os estudantes em sala de aula. É sensacional aprender mais sobre a vida e a obra de Jorge Amado, que é um grande exemplo para todos nós. Precisamos trazer o nosso aluno para a cultura por meio de projetos como o Face e o TAL”, disse a professora Aldenice Souza, do município de Santo Amaro.

Para o secretário Osvaldo Barreto, ressaltar as obras e as idéias do escritor é de grande importância para a educação. “Aproximar Jorge Amado das escolas é fundamental. Ele é um dos primeiros escritores que introduz o povo no romance brasileiro, com a beleza dos seus personagens populares. É fundamental introduzir arte e cultura no currículo escolar, fazendo com que estes projetos especiais cheguem a todo o conjunto da nossa rede”, afirmou.

A reunião de educação com cultura também foi comentada por Cecília Amado. “Foi bonito dar início, este ano, às comemorações do centenário com a videoconferência. Nós, da família, queremos celebrar, sobretudo, a vida de Jorge. Acredito que a cultura e a educação estão muito ligadas. Fazer com que estes professores reflitam com seus alunos em sala de aula é muito importante”, ressaltou a neta do escritor.

A cineasta lança nos cinemas no dia 14 de outubro o seu longa-metragem Capitães da Areia, baseado em uma das mais famosas obras de Jorge Amado. “O filme está pronto e acredito que o maior número possível de jovens precisa ter acesso a ele. O cinema ainda é caro, por isso precisamos buscar outras vias para facilitar este acesso. Acredito que seja um diálogo muito importante”, afirmou.

Curso – A videoconferência fez parte do Curso de Formação para Projetos Culturais: despertando olhares para os movimentos da arte, que acontece até sexta-feira (12/8), em Salvador, com o objetivo de formar educadores para os seguintes projetos da Secretaria da Educação: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE), que mobilizam mais de um milhão de estudantes no Estado.

Vida e obra – O escritor é pai de personagens que sempre farão parte da literatura brasileira, como Tieta, Gabriela, Teresa Batista, Dona Flor e Pedro Bala. Jorge Amado nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e foi jornalista, romancista e memorialista, contabilizando mais de 20 milhões de livros vendidos no País. O escritor teve livros adaptados para o cinema, teatro, rádio e televisão no Brasil e em países como Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália e Estados Unidos.