Projetos de estudantes baianos são selecionados para o Parlamento Jovem

Dos 77 trabalhos oriundos de todos os estados e do Distrito Federal apresentados na oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), seis são de autoria de estudantes baianos. Espaço destinado ao debate e à conscientização política dos estudantes promovido pela Câmara dos Deputados, o PJB recebeu, este ano, quase mil projetos de alunos de todo o país, enviados pelas Secretarias de Educação dos Estados.

De 26 a 30 de setembro, em Brasília, jovens deputados mergulharão no processo legislativo do país e irão simular a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara. O estudante Victor Hugo de Oliveira Ribeiro, do Colégio Militar da Bahia, é um dos que vão viver essa experiência. “Vou ter uma oportunidade de conhecer uma cidade que não conheço e vivenciar a rotina dos nossos parlamentares, que só vemos pela televisão. Meu sentimento é de felicidade e orgulho”, diz o aluno, recém-aprovado no curso de medicina da Ufba.

No seu projeto, o estudante propõe acréscimo de dispositivo à Lei nº 9.394/1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional. “Proponho o que já é uma prática nos colégios militares: tornar o trabalho interdisciplinar em um projeto de conclusão de curso de ensino médio brasileiro”, explica.

Dos projetos escolhidos, mais da metade trata de assuntos ligados à educação. Inclusão de disciplinas à grade escolar do ensino público, a exemplo de empreendedorismo, ciência política e direito do consumidor e instituição de medidas de combate ao bullying foram as propostas mais recorrentes.

Temas como segurança, saúde, meio ambiente e mercado de trabalho também foram abordados. Outro assunto bem repercutido entre os candidatos foi a questão do modelo energético do país, com a sugestão de utilização de matrizes energéticas alternativas a partir da instalação de painéis de luz solar nas escolas públicas e nas casas de pessoas de baixa renda.

O estudante Artur Alves da Silva, 16 anos, cursando o 3º ano no Educandário  Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, no município de Senhor do Bonfim, também foi selecionado com o projeto que dispõe sobre o uso obrigatório de papel reciclado nas escolas públicas. “Optei por esse tema por observar o crescimento do lixo na sociedade e por ser o papel um produto que, embora se decomponha rapidamente, é um dos que mais produzem lixo doméstico. Meu projeto é, também, uma forma de conscientizar os colegas para o cuidado que precisamos ter com o meio ambiente”, justifica o aluno.

Mais informações sobre o Parlamento Jovem Brasileiro 2011 no site da Câmara dos Deputados, no link ww2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2011-1/conheca-os-projetos-e-os-parlamentares-jovens-de-2011

Estudantes baianos selecionados:

Artur Alves da Silva
Projeto que dispõe sobre o uso obrigatório de papel reciclado nas escolas públicas.

David da Silva Muricy Guirra
Projeto sobre a obrigatoriedade de utilização de detectores de metais nas escolas públicas e privadas no território nacional.

David Fialho Santos
Projeto que propõe destinar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para os programas nacionais de promoção da saúde e assistência populacional.

Elder Gomes Pereira
Projeto que estabelece que alunos das escolas públicas brasileiras, com menor rendimento escolar, tenham atendimento educacional psicopedagógico especializado, gratuito e obrigatório.

Paloma Fonseca Martins Reis
Projeto que dispõe sobre a isenção tributária de protetores e bloqueadores solares e a oferta gratuita desse material para pessoas albinas comprovadamente pobres.

Víctor Hugo de Oliveira Ribeiro
Projeto que acrescenta dispositivo à Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional.