Nova reitora toma posse na UESC

Fonte: Uesc

A posse da professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora, e Evandro Sena Freire, vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), para o quadriênio 2012-2016, foi marcada pelo otimismo. A solenidade, realizada ontem no Auditório Paulo Souto, foi presidida pelo Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto que representou o governador da Bahia Jaques Wagner.

Visite a Galeria de Fotos

A Reitora Adélia Pinheiro destacou no seu discurso de posse a disposição, juntamente com o vice-reitor Evandro Sena Freire, “de enfrentar assimetrias internas na produção acadêmica; estabelecer redes de colaboração consistentes no país e fora dele; galgar índices crescentes, homogêneos e constantes em avaliações externas; aprofundar a relação com o mundo do trabalho (empresas, instituições e escolas da educação básica pública); comprometer-se e oferecer respostas aos problemas da sociedade; avançar e consolidar a cultura da avaliação e do planejamento democrático. Esses são todos importantes desafios a enfrentar para continuarmos na construção da excelência acadêmica.”

A reitora ressaltou seu compromisso para a diferenciação do ensino superior brasileiro: “Não nos furtaremos, respeitando a estrutura da Universidade, em promover a democracia e a ética, perseguir com afinco e dedicação a excelência nas grandes e pequenas coisas. Não podemos deixar de reconhecer e de dar o devido relevo ao fato de que as universidades de excelência estão amparadas em grande capacidade de pesquisa e produção tecnológica, mas com forte identidade solidária na formação de pessoas e nas ações voltadas a sociedade.”

Para o Secretário de Educação Osvaldo Barreto Filho “a professora Adélia Pinheiro exerceu com muita eficiência vários cargos na estrutura da Instituição e está preparada para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo implementado na Universidade. Hoje, a UESC tem uma grande importância no contexto da educação superior da Bahia e com certeza, na gestão da professora Adélia, esse processo será fortalecido.” Com relação ao projeto de autonomia universitária, o secretário garantiu que em breve será entregue ao Conselho de Reitores para avaliação e, em seguida, enviado a Assembléia Legislativa para aprovação. “Esse é um projeto histórico para as Universidades Estaduais da Bahia, que está sendo implementado por determinação do governador Jaques Wagner.”

Em sua despedida, o então reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, além de agradecer, frisou o processo de crescimento da Universidade com a construção de vários laboratórios, expansão da pós-graduação e ressaltou o trabalho de internacionalização da Instituição através de convênios com várias universidades da Europa e Américas do Norte e Central. O professor Soane Nazaré de Andrade, fundador da Universidade, disse que a professora Adélia tem competência, firmeza e determinação para desenvolver uma grande gestão na UESC. A professora Renée Albagli, ex-reitora, destacou o momento significativo para a Universidade e parabenizou a comunidade acadêmica por terem escolhido os professores Adélia e Evandro para a nova gestão.

Além de autoridades civis, militares e eclesiásticas, estiveram presentes os secretários estaduais do Planejamento, Zezéu Ribeiro; da Saúde, Jorge Solla, e da Ciência e Tecnologia Paulo Câmara; os reitores das universidades do estado da Bahia, Lourisvaldo Valentim da Silva (UNEB), Paulo Roberto Pinto Santos (UESB) e José Carlos Barreto de Santana (UEFS).

PERFIL

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro - Graduada em Medicina pela UFBA (1987), com Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA (1993) e Doutorado em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2003), é professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990. Ao longo de sua carreira acadêmica, desempenhou funções administrativas importantes como Gerente de Pós-Graduação, Gerente Acadêmica e Vice-Coordenadora do Curso de Medicina. Com a experiência adquirida, assumiu em 2006, no primeiro mandato do reitor Joaquim Bastos da Silva, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e no segundo mandato, o cargo de vice-reitora da UESC. Atualmente, é docente do curso de graduação em Medicina e orientadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA). Na condição de médica sanitarista, ocupou por quase dez anos (1991 a 1999) o cargo de Chefe de Vigilância Epidemiológica da 6ª DIRES - Diretoria Estadual de Saúde, no município de Ilhéus.

Evandro Sena Freire - Professor pleno da UESC, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduado com especialização em Engenharia Agrícola, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e Biológica, respectivamente, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Ingressou na UESC em 1996, como professor da área de Matemática. Atua na administração do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET desde 2000, como vice-diretor e depois eleito quatro vezes diretor do DCET, sendo corresponsável pela implantação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, Matemática e Química, e dos Bacharelados em Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas e dos mais recentes cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Química e Elétrica, além da criação do primeiro mestrado na área das Ciências Exatas da UESC, em Física, e do mestrado em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais.