Municípios do Norte baiano participam da construção do Pacto pela Educação

As propostas do Pacto pela Educação, programa que visa união de esforços para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem no Estado da Bahia, foram apresentadas e discutidas por municípios do Norte baiano, nessa segunda-feira (14). O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou indicadores, metas e proposições de compromissos do governo, além do material didático que será cedido aos municípios que aderirem ao programa. Ao todo, 32 representantes da educação municipal participaram do encontro, no colégio Luis Eduardo Magalhães, em Juazeiro.

Osvaldo Barreto enfatizou que não existe a intenção do governo em interferir na autonomia dos municípios sobre a educação fundamental. “O que nos move é um sentimento de colaboração, com bases na implantação do Sistema Nacional Articulado de Educação. Sem cooperação não teremos uma educação de qualidade”, complementou o secretário. Para Barreto, a cooperação deve acelerar a elevação dos indicadores educacionais, “que cresceram de forma muito tímida e que podem, claramente, alcançar níveis melhores”.

De acordo com Walter Lima, presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/Ba), o Pacto pela Educação tem como sua principal característica a participação das esferas municipal e federal. “Não chegamos aqui com um pacote pronto de ações. Nós viemos debater e somar esforços para melhorar a educação na Bahia”. A reunião em Juazeiro foi a quinta realizada e mais de 180 municípios já receberam as propostas do programa.

Pacto pela Educação – Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Este é o principal foco do Pacto pela Educação. Para isso, governo e municípios deverão cumprir as responsabilidades propostas no pacto. O governo irá articular apoio do Governo Federal, fomentar a formação de professores, produzir e adquirir materiais de apoio pedagógico para serem usados nas salas de aula, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios.

Maria de Fátima Ribeiro, secretária de Educação de Uauá, destaca que o Pacto pela Educação vai contribuir muito para a melhoria do ensino na Bahia. “Com este regime de colaboração, o secretário revela seu interesse de fortalecer a educação no estado. E este fortalecimento começa com uma alfabetização de qualidade”.

Para a coordenadora pedagógica Valdira Bonfim Manera, de Jaguarari, “melhorar a qualidade da alfabetização é o passo mais importante na educação e por isso acredito que o Governo da Bahia tenha acertado na proposta do Pacto”. “Além de alfabetizar bem os alunos, o Pacto também pensa na formação dos professores, outro passo fundamental”, acrescentou Valdira Bonfim.