Inscrições para concurso de cartazes, com o tema Prevenção ao HIV, encerram hoje (15/08)

Estudantes da rede estadual podem participar de um concurso de cartazes com o tema prevenção ao HIV. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia tem o objetivo de provocar a reflexão entre os alunos e orientar a comunidade escolar em relação à saúde sexual e reprodutiva, além de contribuir para o fortalecimento da campanha global de prevenção ao HIV Proteja o Gol, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que faz uma analogia entre goleiros protegendo o gol e cada pessoa protegendo a si própria.

>> Baixe aqui o Edital

As inscrições devem ser feitas na própria escola, e os cartazes devem ser produzidos individualmente pelos estudantes até hoje (15/08), sob a orientação de um professor. Em seguida, a unidade escolar deve selecionar até dois cartazes para representá-la na etapa regional do concurso, sendo um na categoria ensino fundamental e um na categoria ensino médio. Após a seleção regional, os cartazes serão encaminhados para a etapa estadual, prevista para acontecer no dia 19 de setembro, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador.

“O concurso certamente fortalecerá as transversalidades, e irá colaborar para uma educação integral, integrada e integradora, por meio da realização de atividades, abordando as temáticas da saúde sexual e reprodutiva e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids e as hepatites virais”, disse o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, informando que, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em todo mundo, 23 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV. Na Bahia, a cada mês, são detectados 100 novos casos.

Ao final do concurso, os três finalistas de cada categoria serão premiados, em primeiro, segundo e terceiro lugar, com um notebook, uma filmadora e um tablet, respectivamente. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas por meio do  edital disponível aqui.