Estudantes da rede estadual participam do Ano Internacional da Química

Com o intuito de celebrar as grandes realizações na área e realçar suas contribuições para o bem-estar da humanidade, o Ano Internacional da Química foi lançado nesta sexta (13), na Bahia. Durante o evento, realizado no Instito Anísio Teixeira (IAT) e transmitido por meio de videoconferência para as 16 salas do interior baiano, o secretário da Educação do Estado, Osvado Barreto, recebeu do secretário regional da Sociedade Brasileira de Química e professor da Universidade Federal da Bahia, Wilson Araújo Lopes, um kit de medição do pH da água, que será utilizado pelos estudantes da rede estadual em aulas práticas para verificar a qualidade da água.

A ação é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Instituto de Química da Ufba vai ser desenvolvida em todas as escolas da rede. A atividade está relacionada com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (Unesco) e União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), que escolheram 2011 como o Ano Internacional da Química – representando o centenário de concessão do prêmio nobel de química a Marie Curie (1867-1934), pelas suas contribuições na química.

“Quando os professores da Ufba nos procuraram, coloquei um condicionante: que esse experimento fosse levado a todas as escolas da rede estadual. Temos que resgatar a escola pública e isso se dará por meio do desenvolvimento de conteúdos científicos, a partir da mobilização de toda a sociedade, em especial a comunidade acadêmica, como está fazendo, agora, o Instituto de Química da Ufba”, declarou o secretário Osvaldo Barreto.

Incentivo a ciência - O professor Wilson Araújo Lopes explica que o objetivo desse experimento é despertar nos alunos o interesse pela ciência, especialmente em relação à Química, e para a questão da sustentabilidade, para a preservação do planeta, que passa pelo cuidado com a água de nossas comunidades. “A química está presente na vida humana. O nosso corpo é pura química. Nossa vida emana dessas moléculas que estão organizadas em um organismo vivo”.

Depois de receber o kit simbólico e repassá-lo para a vice-diretora da Escola Aplicação Anísio Teixeira, Ângela Veiga Meireles, representando as escolas estaduais. “Com certeza, iremos ampliar esse experimento porque queremos nossos alquimistas espalhados, construindo a ciência”, disse a vice-diretora.

Durante o evento foi exibido o vídeo da coleta e medição do pH da água, realizado no Dique do Tororó e Forte de São Marcelo, com os estudantes da Escola Aplicação – IAT. “O ano de 2011 é um ano de festa para a química. Ao redor do mundo, as pessoas estão comemorando com discussões e ações. Lançamos na Bahia o desafio de colocar nossas escolas públicas estaduais no mapa mundial, ao lado das que estão integradas nessa ação”, disse o professor do Instituto de Química, Maurício Moraes Victor, que falou a respeito da experiância global sobre o pH do planeta.

“É um momento ímpar porque foi a universidade que nos procurou e o secretário disse sim a essa causa. Fico emocionada em ver nossas universidades se juntarem a nós e abraçar essas escolas e pensar que esses garotos poderão se tornar matemáticos, químicos, engenheiros”, disse a diretora do IAT, Irene Cazorla.

A reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, presente também ao lançamento do Ano Internacional da Química, acredita que os esforços sinalizam a peocupação da universidade com o aprimoramento da educação básica no estado.