Estado forma mais 200 novos técnicos no interior

Mais de mil novos técnicos de nível médio estão sendo formados pelo Governo do Estado neste mês de maio. São jovens e trabalhadores preparados para se beneficiarem e atender às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. Só nesta semana, mais 200 novos técnicos serão diplomados no interior, nas cidades de Itabuna e Ipiaú.

São 135 estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem e Nutrição e Dietética do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, e mais 65 estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Enfermagem e Nutrição e Dietética do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio das Contas, em Ipiaú.

No início do mês, foram formados 836 estudantes em Salvador e Região Metropolitana nos cursos técnicos em: Análises Clínicas, Análises Químicas, Administração, Alimentos, Artes Visuais, Cozinha, Comunicação Visual, Documentação Musical, Enfermagem, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Gestão e Projetos Culturais, Instrumento Musical, Informática, Logística, Mecatrônica, Química e Segurança do Trabalho. Na última quinta-feira (10/05) ocorreu a formatura de 46 novos técnicos em Edificações e Enfermagem do CETEP do Sisal, em Serrinha.

A solenidade de formatura do CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, acontecerá sábado (26/05), no Clube Náutico, a partir das 19h. Em Itabuna, a primeira turma formada pelo CEEP em Biotecnologia e Saúde terá dois momentos de comemoração. Na sexta-feira (18/05), ocorrerá um culto ecumênico, às 19h, na Loja Maçônica 28 de Julho. No sábado (19/05), a partir das 18h, acontecerá a solenidade de colação de grau, no próprio Centro.

Conquista em família - Os irmãos Robson Venâncio Ferreira de Souza, 24, e Vanessa Ferreira de Souza, 21, foram colegas de turma do curso técnico em Nutrição e Dietética, na forma de articulação Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), do CEEP em Biotecnologia e Saúde. Representam um orgulho para o pai motorista e para a mãe que é técnica em Enfermagem. Estão realizando um sonho juntos: “Nossos pais se sentem realizados ao nos ver encaminhados para uma nova etapa de nossas vidas. Eu também me sinto muito realizada. Sem dúvida, a formação de qualidade que nós tivemos, o apoio dos nossos professores e da direção foi fundamental para que nós chegássemos até aqui”, comemora a formanda que está cursando o bacharelado em Nutrição, em Ilhéus.

O irmão Robson também não esconde a felicidade e já comemora as conquistas. “Me sinto privilegiado por ter concluído o curso técnico. Tenho a expectativa de começar a trabalhar em um hospital daqui de Itabuna, na Unidade de Alimentação e Nutrição, área que sempre quis atuar. Fui contemplado com uma bolsa integral do ProUni e já estou cursando a graduação em Nutrição”, afirmou Robson.

Os formandos de toda Rede Estadual de Educação Profissional receberam formação pedagógica pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Eles foram preparados para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.