Encontro Estadual - ‘Escuta Aberta’ mobiliza entidades parceiras do Topa

TOPA

Um total de 404 lideranças de entidades que aderiram à 4ª etapa do programa Todos pela Educação (Topa) se reúne nesta terça (3), às 9 horas, no III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais – “Escuta Aberta”. Dialogar sobre os avanços e desafios no desenvolvimento das ações do Topa é o principal objetivo do evento,que será realizado no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque (Caixa D´Água), até quarta (4). A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e contará, na abertura, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

“Consideramos o ‘Escuta Aberta’ um dos principais momentos de integração, mobilização e fortalecimento das ações do Todos pela Alfabetização”, afirma Elenir Alves, coordenadora geral do Topa, que, durante o encontro, apresentará aos presentes os princípios, concepção, estrutura e funcionamento do programa. O evento contará com palestras sobre a importância da participação dos movimentos sociais e sindicais na construção de políticas públicas de alfabetização e programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação inclui ainda oficinas com o tema Participação dos Movimentos Sociais no Topa: avanços, desafios e possibilidades.

Topa em números – De 2007 até o momento, o programa Todos pela Alfabetização (Topa) já beneficiou 936 mil pessoas em todo o Estado, graças à parceria das prefeituras e das entidades dos movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. A meta do governo é alfabetizar mais um milhão de pessoas nos próximos quatro anos. A terceira etapa do Topa, que tem registrada 536 mil pessoas, alfabetizou 291 mil em dezembro de 2010 e até julho de 2011 outros 185 mil. A quarta etapa contempla 283 mil pessoas não alfabetizadas.