Delegação da República do Mali visita experiências de alimentação escolar

Uma delegação formada por oito integrantes do governo da República do Mali realiza entre os dias 7 e 12 de dezembro, visita aos municípios de Jequié, Jaguaquara, Santa Inês, Cravolândia e Salvador para conhecer experiências de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional no Estado. A iniciativa é do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação.

Entres os destaques, está o cumprimento, por parte da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, da lei nº 11.947/2009, que determina a utilização de, pelo menos, 30% dos recursos destinados à alimentação escolar sejam aplicados na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar. A medida contribui para a organização e qualificação das ações comerciais de cooperativas, além de valorizar os agricultores regionais. Durante as visitas, a comitiva também vai conhecer o trabalho de cisternas e perfuração de poços.

“O pequeno agricultor agora consegue demanda para seus produtos, o que fortalece a economia local e evita sua emigração para outras localidades”, afirmou Elma Jambeiro, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação. A coordenadora ainda ressalta a importância de esta ação ser uma opção aos latifúndios que exercem um sistema de monocultura.

Programação – A primeira visita da delegação, que estará acompanhada por membros da Secretaria da Educação, acontece nesta quarta-feira (7/12), em Jequié. Pela manhã, no Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP). Logo após, seguem para o Colégio Milton Santos – Tempo Formativo, localizado em uma comunidade Quilombola. À tarde, visitam uma cooperativa para troca de experiências com agricultores numa fazenda.

Na quinta-feira (8/12), passam pelo Colégio Rural Taylor Egídio (Jaguaquara), Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Santa Inês) e Colégio Estadual Otto Alencar (Cravolândia). Dia 9, voltam para Jequié com visitas ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e Colégio Fernando Barreto.

No último dia (12/12), às 8h30, a delegação será recebida pelo secretário Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador. Em seguida, visitam a Escola Estadual Jesus Cristo, no bairro de Pau da Lima. À tarde encerram com passagem pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) para conhecer o Conselho de Alimentação Escolar do Estado da Bahia (CAE).

Pnae - O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. É considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado.