Bloco Escola Aberta marca presença no Carnaval de Salvador

Música, dança, teatro e muita animação são esperados no Bloco Escola Aberta, que desfila na quinta-feira de Carnaval, no circuito Campo Grande. Todos os estudantes da rede estadual que participam do Programa Escola Aberta estão convidados para a festa de Momo. A concentração do bloco acontece às 17h30, no Colégio Estadual Odorico Tavares (Corredor da Vitória).

As equipes que trabalham com as oficinas nas escolas durante todo o ano e alguns grupos de estudantes de arte, dança, teatro e capoeira vão se apresentar durante o circuito da folia. Além deles, três finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) de 2010 animam os foliões em cima do trio elétrico com o cantor Tonho Matéria.

O Bloco, que sai pela terceira vez no Carnaval de Salvador, mantém a parceria com o trio de Tonho Matéria e a Associação Cultural de Capoeira Mangangá, também do cantor, levando um brilho especial para a avenida. "Esta parceria também acontece durante o ano letivo. Temos alguns capoeiristas do grupo Mangangá que dão oficinas nas escolas", explica Naynara Tavares, coordenadora de articulação escola e comunidade da Secretaria da Educação.

Com uma homenagem ao Meio Ambiente, o Bloco Escola Aberta vai contar com figurinos e adereços feitos a partir do reaproveitamento de tecidos, garrafas pet e papel, confeccionadas pelos estudantes nas oficinas de artesanato. Naynara explica que, para participar do bloco, basta aparecer na hora e no local da concentração, pois ele é aberto a todos os estudantes, agentes comunitários e servidores da Secretaria da Educação.

O Programa - O Escola Aberta é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Unesco. Suas ações incluem a oferta de oficinas de artes, esportes, reforço escolar e iniciação profissional, ministradas por educadores voluntários, dentro das escolas, aos finais de semana.

Notícias Relacionadas