46ª Dica Professor Web - A física e o cotidiano

Palavras-chave:

Física e o cotidiano
 
Olá, galera
 
Vocês gostam de física?
 
E o que acham de aprender física com o cotidiano?
 
O projeto A física e o cotidiano foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Universidade do Estado da Bahia, para professores e estudantes do ensino médio ensinarem e aprenderem física de forma divertida e envolvente.
 
O projeto possui 41 softwares, 13 vídeos, 11 áudios e 30 experimentos!
 
Os softwares são divididos em "Fique sabendo", que são animações sobre situações cotidianas analisadas sob o olhar da física; “Laboratório virtual”, que contém simulações interativas de experimentos de física contextualizados à realidade cotidiana e “Sala de jogos”, que são jogos que trabalham a aplicação dos conceitos de física na resolução de problemas cotidianos.
 
Acessando o site, vocês vão perceber que a física está presente em muitas situações do nosso dia a dia. E o melhor, tudo isso já está disponível para livre acesso!
 
Interagir com os conteúdos digitais é muito fácil! Basta escolher um tema e clicar em uma das peças do quebra-cabeça, de acordo com o tema escolhido.
 
Pode também clicar na opção "Mapa" no menu e ver a relação de conteúdos, distribuídos por temas.
 
Aproveitando que, no dia 20 de julho, comemora-se os 42 anos da chegada do homem à Lua, você já se perguntou porque a Lua não cai sobre a Terra? Já que a Terra é esférica, por que não caímos ou somos atirados para fora durante o seu giro? Ou como foi possível a chegada do homem à Lua? E ainda, qual a relação deste acontecimento com a física?
 
Vocês encontrarão as respostas para estas e outras perguntas acessando o áudio sobre a Chegada do Homem à Lua, que pertence ao tema Gravitação. Sobre este tema, temos ainda o audiovisual Gravitação, a Sala de jogos O meu Sistema Solar, o Fique sabendo Os movimentos da Terra e dos planetas do Sistema Solar e ainda A vida das estrelas.
 
Não deixem de acessar o site, interagir com os conteúdos digitais e aprender física se divertindo!
 
Gostaram da dica?
 
Aproveitem e compartilhem com seus colegas e professores!
 

Nos vemos no Orkut, Twitter, Facebook ou no blog!



 

 

Notícias Relacionadas