‘Educação com Energia’ retorna às escolas estaduais

O caminhão do Educação com Energia volta às escolas estaduais de Salvador. Adaptado para o desenvolvimento das ações pedagógicas do projeto realizado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), a unidade móvel se transforma em uma sala de aula climatizada. Ali, os estudantes têm acesso a recursos tecnológicos avançados, incluindo iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D) e telões de LED. Nesta quarta (20), a visita ocorrerá no Colégio Estadual David Mendes Pereira, no bairro de Pau da Lima.

“Tem sido um prazer estarmos juntos com a Coelba neste projeto. Precisamos manter uma escola pública de qualidade, e este desafio não cabe só ao governo, mas a toda a sociedade. Esta iniciativa é muito importante porque estimula a utilização racional do uso da energia elétrica”, considera o secretário da Educação Osvaldo Barreto.

Através de equipamentos e recursos multimídia, a unidade móvel da Coelba percorre escolas da rede estadual para debater alternativas na utilização de energia e criar uma consciência em torno da sua utilização. O projeto, que tem base metodológica científica, é formado por uma equipe de físicos e monitores que, junto aos estudantes, busca incentivar o uso racional e eficiente da energia elétrica, de forma lúdica e interativa, conforme seus organizadores.

Até o dia 31 de julho, terão sido contemplados, ainda, os colégios estaduais Aplicação Anísio Teixeira (Paralela), 25/4; Modelo Luís Eduardo Magalhães (San Martin), 26/4; Educação Profissional da Bahia (Águas de Meninos), 27/4; Mestre Paulo dos Anjos (Bairro da Paz), 28/4 e Abílio Cesar Gomes (Roma), 29/4. A iniciativa, inédita na Bahia, lançada em outubro de 2010, tem proporcionado aos estudantes o acesso a palestras, vídeos, filmes e experimentos do Museu de Eficiência da Coelba, entre os quais a maquete Casinha Eletrificada, que simula o consumo de energia de uma residência.

Além disso, os estudantes têm a chance de conhecer, na prática, questões sobre física, bem como têm contato com conteúdos que envolvem os riscos no manuseio da energia elétrica e custos de produção por meio de apresentações e oficinas. O Educação com Energia proporciona, ainda, a capacitação de professores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética.

Investimento – A Coelba está investindo cerca de R$ 1,5 milhão nessa educação educativa. Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba. Até o momento, a unidade móvel da concessionária já atendeu a 11 mil estudantes e capacitou 408 professores de 44 escolas. As cidades de Barreiras, Brumado, Itabuna e Porto Seguro já foram contempladas.