Secretaria lança livro para aprendizagem das ciências

O livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura, lançado na terça-feira (14/08), traz novidades para o ensino e a aprendizagem das ciências da natureza e das ciências humanas nas escolas estaduais da Bahia. A apresentação da obra, parte integrante do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, aconteceu em Salvador, durante o evento “Um Dia de Ciências”, que reuniu educadores e estudantes da rede estadual, professores universitários e autoridades.

A obra será distribuída para os 211 mil estudantes da 5ª a 8ª série das escolas da rede estadual até o final de agosto. Os professores receberão, além do livro, uma mídia digital com conteúdos exclusivos relacionados ao Território de Identidade no qual atuam. Os docentes  estão participando, também, de encontros de formação para orientar o uso do material em sala de aula.

O secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ratificou que o livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura resulta de uma grande preocupação da Secretaria que é qualificar a escola pública. “Essa qualificação se dá com a construção de estratégias pedagógicas e com a capacitação dos profissionais da educação que visam  à aprendizagem do estudantes”.

Segundo o secretário, apesar de ser, inicialmente, destinado aos estudantes do ensino fundamental, o material didático também se adequa aos estudos no ensino médio. “Ele valoriza o ambiente que o estudante vive, permite que a escola possa introduzir a criança e o jovem no seu mundo, no seu ambiente”, avalia Osvaldo Barreto.

O presidente da Academia Baiana de Ciências, o professor Roberto Santos destacou que o Programa Ciência na Escola exerce importância fundamental para a educação baiana. “Vivemos a Era do Conhecimento, onde há correlação estreita entre o bem-estar das comunidades, a alfabetização científica e a capacidade de gerar conhecimento. Há espaço para inovar e melhorar a qualidade de vida em função do bom aproveitamento das ciências e da tecnologia”.

Estímulo - A possibilidade de oferecer aos estudantes uma nova leitura sobre as ciências estimula o trabalho da professora de Biologia, Educação Ambiental e Ética e Cidadania, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, Tereza Farias.  “São conceitos importantes, associados ao contexto cultural, histórico e ambiental dos diversos territórios do Estado. Eu estou participando da formação do programa Ciência na Escola e sei que é um material muito rico. Traz esse componente inovador que é a contextualização para regiões de Semiárido, Cerrado e Litoral”.

Para a professora, o maior mérito do novo material didático é, justamente, a capacidade de despertar a noção de pertencimento.  “É mais interessante para o aluno quando ele compreende, estuda um conceito que está associado a algo que está ao lado da casa dele. Fortalece a identidade”.

A cerimônia de lançamento do livro contou, ainda, com a presença do secretário de Ciências e Tecnologia do Estado da Bahia, Paulo Câmara, de representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação e das universidades públicas estaduais e federais da Bahia; da professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sueli Furlan.