Secretaria da Educação orienta para Censo Escolar 2012

 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza nesta quarta (13/06) e quinta-feira (14/06), em Salvador, o I Encontro do Censo Escolar da Educação Básica 2012. O evento reúne os técnicos responsáveis pela execução do Censo Escolar e pela Coordenação de Educação Básica em cada Diretoria Regional de Educação (Direc) da Bahia com o objetivo de orientar sobre o cumprimento do Censo Escolar 2012 pelas redes públicas estadual, municipal e federal e rede particular de ensino.

A programação inclui, entre outros assuntos, uma exposição das melhorias no Sistema Educacenso, ferramenta eletrônica utilizada pelas unidades escolares para informar o número de alunos e professores, rendimento dos estudantes e estrutura física das escolas, por exemplo. A abertura do encontro acontece na quarta-feira, às 14 horas. Confira aqui a programação completa.

Censo Escolar – O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com secretarias municipais e estaduais.  O fornecimento das informações solicitadas pelo Censo Escolar é obrigatório para todos os estabelecimentos de educação de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, na forma do art. 9º, inciso V e § 2º, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Ficam assegurados a esses estabelecimentos de educação o sigilo e a proteção de dados pessoais apurados no Censo.

As informações coletadas pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e FUNDEB, entre outros). Seus dados também são utilizados no cálculo do IDEB e por outros ministérios, como Saúde e Esportes, por organismos internacionais, como a UNESCO e o UNICEF, por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.

Notícias Relacionadas