SEC celebra o Dia Internacional da Mulher com palestra e apresentações musicais

Foto: Claudionor Jr / SECBA

Dando continuidade à programação do “Março Mulher”, a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa da Saúde e Valorização do Professor, realizou, nesta sexta-feira (8), data em que celebra o Dia Internacional da Mulher, no auditório da instituição, um encontro voltado para a valorização da mulher e das trabalhadoras da Educação. O dia foi marcado por palestra e apresentações musicais, além de serviços de saúde e beleza feminina. Um dos destaques foi a palestra da jornalista, atriz e influenciadora digital Maíra Azevedo, mais conhecida como Tiá Má.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância de celebrar a data. “Realizamos uma programação dedicada com atividades voltadas para a reflexão sobre os avanços que tivemos na garantia dos direitos às mulheres, do bem-estar, do bem-viver, da saúde da mulher em todo lugar, na cultura, na arte, na educação, na ciência, em todos os campos de trabalho. E hoje, com o auditório cheio, recebemos Tia Má e a cantora Ruiva da Banda Anarkas, que mostraram, cada uma com a sua história e arte, reflexões dos desafios postos às mulheres”.

Maíra Azevedo abordou o tema “Os desafios e as conquistas do gênero feminino na sociedade”. “Para mim, o Dia da Mulher são todos os dias, em especial na Educação, porque a gente sabe que a maior parte dos profissionais da área são mulheres. Eu sou filha de uma professora e sobrinha de professoras. A gente precisa, cada vez mais, compreender que essas mulheres têm um desafio duplo, que é ser mulher em uma sociedade machista e misógina, mas também o desafio de educar, de formar pessoas, inclusive para que não reproduzam essa estrutura machista, que termina eliminando a gente cotidianamente”, destacou.

A chefe de Gabinete da SEC, Rowenna Brito, assim como a superintendente de Recursos Humanos da pasta, Maria do Rosário Muricy, também destacaram a importância da data e a história de luta das mulheres. “Gostaria de agradecer a todos que vieram aqui participar dessa celebração. Muito feliz por ver esse auditório cheio neste dia, que é um marco tão importante”, afirmou Rowenna.

Já a superintendente Maria do Rosário, responsável pelo programa de Valorização da Saúde do Servidor, festejou o sucesso das ações promovidas durante pelo Março Mulher. “É uma alegria para nós ver tanta gente participando das atividades, especialmente no dia de hoje. Estamos aqui, hoje, porque muitas mulheres lutaram e continuam lutando para garantir nossos direitos”, disse.

Nesta sexta, a programação também foi composta por uma apresentação musical da banda e do coral do Colégio Estadual Naomar Alcântara; depoimentos presenciais e via vídeo de mulheres inspiradoras; serviços de coleta de exames laboratoriais, consulta com nutricionista e bioimpedância funcional;  serviços de beleza, como design de sobrancelhas, depilação, maquiagem e cuidados com a pele.