Pacto com Municípios pode ajudar a alcançar as Metas do Milênio

Palavras-chave:

“O ensino fundamental já está praticamente universalizado na Bahia. O desafio é melhorar a qualidade da educação”, afirmou nesta segunda-feira (19/12) o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, durante o Seminário de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio na Bahia, promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O evento contou, também, com as presenças dos secretários estaduais do Planejamento, Zezéu Ribeiro, de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro, e de Promoção da Igualdade, Elias Sampaio.

Saiba mais sobre o Programa Todos pela Escola

Segundo o secretário Osvaldo Barreto, o Governo da Bahia vem desenvolvendo projetos estruturantes na área educacional que contribuem para alcançar as Metas do Milênio, ressaltando a parceria com as prefeituras para assegurar a educação para as crianças na base de sua formação. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado firmou o Pacto com Municípios para garantir a alfabetização com letramento até os oito anos de idade. Até o momento, 329 prefeituras já aderiram ao Pacto, o que representa o atendimento, em 2012, a mais de 345 mil estudantes em 11.770 escolas.

Além disso, o secretário pontuou a parceria do Governo da Bahia com os municípios também para ampliação do ensino médio, seja com mais recursos para o transporte escolar como para atender aos estudantes no campo, neste Estado, que tem a maior população rural do país. Uma das formas de atendimento, referência nacional, é o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), que beneficiou, em 2011, a mais de 14 mil estudantes em 400 salas conectadas em localidades de difícil acesso na zona rural de 155 municípios.