Implantação do SIGAA nas universidades estaduais é tema de discussões com a UFRN

Foto: Ilustrativa

No intuito de aprimorar a gestão acadêmica e estabelecer uma governança para o intercâmbio de dados destinados a políticas públicas voltadas a Educação Superior, o Governo do Estado da Bahia - através das secretárias de Educação (SEC) e Administração (SAEB) - propôs um termo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O acordo visa o apoio à implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) nas universidades estaduais da Bahia do SIGAA.

O termo de cooperação proposto pelo Governo da Bahia firma um conjunto de compromissos, entre as partes, com o objetivo geral de impulsionar e acelerar a implantação do SIGAA, bem como fortalecer o trabalho cooperado e as integrações corporativas, para atenuar fatores críticos e mitigar riscos para o sucesso da implantação.

A implantação do SIGAA nas Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) vem sendo discutida em reuniões com um grupo de trabalho composto por representantes das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração; da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb); e das  universidades estaduais.

O SIGAA é parte dos Sistemas Integrados de Gestão da UFRN, cuja rede abrange mais 85 cooperados. Referência nacional, o SIGGA é utilizado por 38 universidades federais, 11 universidades estaduais e 15 institutos federais, totalizando 64 instituições de ensino cooperadas que possuem alguns ou a totalidade de módulos em funcionamento. A solução automatiza procedimentos da área acadêmica através dos módulos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu), além de viabilizar a submissão e controle de projetos, de bolsistas de pesquisa, de ações de extensão, da produção acadêmica dos docentes e do ensino à distância.