Governo mantém abertas as negociações com os professores universitários

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, garantiu em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da Rede Bahia, que o Estado continua aberto para negociar com os docentes das universidades baianas. O secretário apresentou a proposta do governo, que prevê a incorporação da gratificação por CET – Condições Especiais de Trabalho, que representa um ganho real de salário em torno de 4,5% ao ano, além do reajuste anual concedido a todos os servidores públicos, no mês de janeiro. Ao longo de quatro anos, a incorporação da CET representa ganho real de 18% no período.

Osvaldo observou, ainda, que os professores das instituições baianas possuem salários maiores que os das universidades federais. “Um professor auxiliar com dedicação exclusiva, que entre hoje na universidade, terá um salário acima de R$ 4 mil, enquanto que, nas universidades federais, o valor chega a R$2,7 mil”, afirma Barreto.

Osvaldo Barreto também cobrou celeridade nas negociações por parte do movimento grevista, já que as propostas enviadas pela Secretaria levam entre 10 e 15 dias para serem respondidas. “Quem está em greve e quer levar a sério o processo e voltar às aulas para não prejudicar os estudantes, tem que considerar que o tempo é fundamental”, cobrou.

Outro ponto abordado na entrevista foi a solicitação do movimento grevista quanto à revogação do decreto de contingenciamento. Segundo Osvaldo Barreto, as medidas de contenção orçamentária adotada pelo governo baiano não inviabiliza a contratação de professores, progressão e promoção de carreira, além de mudança de regime de trabalho. “Está assegurada a normalidade administrativa das universidades”, complementou Barreto, lembrando que o decreto não será revogado.