Gincana estudantil comemora 40 anos do Colégio Estadual Horácio Matos

Palavras-chave:

Mais de 250 estudantes e educadores de Jussiape (a 760 km de Salvador) comemoraram com uma gincana os 40 anos do Colégio Estadual Horácio de Matos, completados no dia 1º. A festa, motivada pela história e cultura local, foi prestigiada pelo primeiro diretor do colégio, Aurélio Landulfo Luz Sobrinho, que, ao lado da turismóloga Sabrina Caires e da professora Jailde Pereira, formaram o júri que avaliou a criatividade dos estudantes no cumprimento das tarefas.

Uma das provas da gincana envolveu o Cantar dos Reis, uma das demonstrações mais antigas da fé jussiapense, celebrada na noite de 6 de janeiro pelos “rezeiros” que percorrem, em procissão, as ruas da cidade dançando e cantando às portas das casas. A Encomendação das Almas, outra manifestação cultural de Jussiape, homenageada na gincana, emocionou Iêda Marques Santos, 17, estudante do 3º ano do ensino médio.
 
Trata-se de uma prática religiosa que quase não se vê mais em Jusssiape. Acontece na Quaresma, quando homens, mulheres e crianças saem à noite, com pano branco na cabeça, rosário nas mãos e uma matraca para orar por almas sofredoras.
 
“Foi muito bom. Aprendemos muito e conhecemos bastante a cultura. Saímos da rotina da teoria para a prática. Trabalhamos a semana toda com os professores, mas valeu a pena. Muitas coisas estão esquecidas e a gente as reviveu aqui”, conta Iêda.
 
A sociedade atual também teve espaço nas representações dos estudantes. A preocupação com o meio ambiente foi expressa nas passarelas. A moda deu o alerta para a necessidade dos homens repensarem suas atitudes e inventarem novas formas de viver. O desenvolvimento sustentável, em alta na contemporaneidade, ganhou defesa nas vestimentas, assessórios e na atitude dos estudantes. Ainda em referência ao mundo moderno, um grupo de rap homenageou a diversidade, num espetáculo divertido e irreverente.

 

Notícias Relacionadas