Formação em Atendimento Educacional Especializado reúne professores no IAT

Cerca de 130 professores da rede estadual de Educação da Bahia concluem, na sexta-feira (18/03), o primeiro módulo dos cursos de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Atendimento Educacional Especializado. As aulas, ministradas por especialistas dos Centros de Educação Especial do Estado, acontecem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, nos turnos matutino e vespertino. Nos últimos três anos, mais de 2.900 profissionais já foram capacitados.

A formação, oferecida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem duração total de 120 horas, dividida em três módulos de 40. O coordenador de Educação Especial, João Prazeres, explica que o curso cumpre o Decreto Federal nº 6571/2008, que regulamenta o atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência. "A formação contempla o atendimento adequado a todas as deficiências. Em maio, ao final dos três módulos, os professores estarão aptos a atender aos estudantes especiais em horário diferente do turno escolar convencional".

No ano letivo 2010, foram matriculados na rede estadual 33.686 estudantes com necessidades educacionais especiais. A Secretaria da Educação implantou quatro Centros de Apoio Pedagógico, em Caetité, Jequié, Ipiaú e Itabuna, além de instalar 432 salas de recursos multifuncionais na rede.

Formação no interior - Esta primeira etapa de formação é voltada para professores da capital. Em municípios do interior da Bahia, onde os Centros de Educação Especial são novos, os cursos terão início em junho. Nestes municípios, a Secretaria da Educação do Estado vem investindo na capacitação da equipe formadora, constituída de especialistas dos centros locais. "Estamos otimizando tempo e recurso. Antigamente, as pessoas viajavam horas para fazer a formação em Salvador. Agora, a formação é feita na própria região", esclarece João Prazeres.

Notícias Relacionadas