Finalista do AVE doa obra ao governador

Palavras-chave:

O estudante do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro de Chapéu, Pablo de Jesus, 18 anos, realizou na tarde desta terça-feira (7) o sonho de conhecer o governador Jaques Wagner e presenteá-lo com o quadro ‘O Dom da Vida’, com o qual ficou entre os 15 finalistas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) em 2011. O encontro foi realizado na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Veja mais fotos do encontro do estudante com o governador

A obra, com a imagem de um casal de idosos, foi produzida com a técnica de grafite e também foi um dos destaques na abertura do ano letivo 2012, realizada na segunda-feira (6), na Escola Parque, no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Quando conheceu a obra, o governador a escolheu para ilustrar o cartão de fim de ano do Governo do Estado.

“É uma emoção muito grande estar aqui e ter o trabalho valorizado. Muitos artistas gostariam de estar no meu lugar. É inexplicável. Se estou aqui hoje, devo muito ao projeto AVE, que foi onde expus meu trabalho e fez com que o governador e outras pessoas importantes vissem e gostassem”, disse o jovem artista. Na ocasião, o governador entregou a Pablo um kit completo de pintura artística composto por tintas de diversas cores, pincéis e um cavalete.

Pablo afirmou que começou a desenhar há 10 anos e nunca fez um curso de desenho ou artes plásticas. Segundo ele, foram necessárias seis horas diárias durante duas semanas para fazer o quadro. “Esse material que eu recebi vai servir para eu melhorar meus desenhos e fazer com que eu cresça através do desenho realista e da pintura a óleo. São coisas (ferramentas) que eu não tinha, não encontrava e agora tive a oportunidade de ganhar do governador”.

Estímulo - Além do AVE, a Secretaria de Educação do Estado desenvolve outros dois projetos de valorização e estímulo às atividades artísticas - o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e o Tempos de Arte Literária (Tal). O secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, disse que “esses projetos estão revelando grandes talentos. Isso mostra que a escola pública precisa de oportunidades. Temos que construir cada vez mais uma escola de qualidade e, certamente, a introdução das linguagens artísticas nas escolas tem uma contribuição imensa no fortalecimento do currículo”. A coordenadora de Projetos Intersetoriais da secretaria, Nide Nobre, também participou do encontro.

Fonte: Secom

Notícias Relacionadas