Estudantes realizam exposição de artes visuais no Pelourinho

Palavras-chave:

Criar objetos e obras de arte com material reciclável foi um desafio superado por estudantes dos cursos técnicos em Comunicação Visual e Artes Visuais do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), no bairro de Nazaré, em Salvador. O resultado poderá ser apreciado, na Reciclart, primeira exposição de Artes Visuais do CEEP que acontece a partir da próxima segunda (17), na Casa do Benin, Pelourinho. A abertura da exposição será às 19h.

O trabalho foi desenvolvido durante aulas práticas da disciplina desenho geométrico. Aplicando tecnologias sociais, os estudantes transformaram, por exemplo, garrafas pet em pufes e cortinas decorativas. Também usaram tampinhas de garrafa e outros materiais que seriam jogados no lixo para a criação de esculturas.

Milena Moura, 17, estudante do curso Técnico em Comunicação Visual, conta que a experiência foi enriquecedora. “Isso é uma preparação para o meu futuro. Através dessas atividades, a gente se sente mais segura porque produziu aqui e já vai saber como fazer”.

 
Para Laize Militão, 19, reaproveitar o lixo contribuiu para ampliar sua visão quanto à necessidade de conservação do meio ambiente. “Por estarmos numa época de poluição muito grande, precisamos pensar em meios sustentáveis e, neste caso, encontrando destinos para o que poderia ser lixo. O que a gente pode perceber é que na arte tudo se aproveita, nada é lixo, nem mesmo o que parecia resto”, sorri.
 
A professora Luciana Marques explica que durante as aulas, os estudantes aprenderam diferentes técnicas que serão apreciadas na Reciclart. São passos importantes na preparação para o mundo do trabalho. “É muito importante que eles vivenciem as experiências trazidas por uma exposição. É essencial para todo artista”, complementa.
 
Ação pedagógica - A Diretora do CEEP, Cristina Nascimento, considera que ações pedagógicas como estas contribuem para a formação integral dos estudantes, conforme prevê a Educação Profissional da Bahia. “Os estudantes estão desenvolvendo o seu potencial artístico ao mesmo tempo em que estão tendo a dimensão de que a arte pode ser uma ferramenta importante para trazer benefícios para a comunidade”, disse.
 
A Exposição Reciclart é uma ação pedagógica que reafirma a concepção da Educação Profissional, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. Até o dia 27 de outubro, a exposição ficará aberta todos os dias das 9h às 17h.

Notícias Relacionadas