Estudantes da rede estadual se apresentam na Flica 2015

Palavras-chave:
Fotos: Amanda Couta - Secretaria da Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais de 50 estudantes da rede estadual de ensino participam ativamente da V Festa Literária Internacional de Cachoeira (Fllica), que segue até domingo (18/10), no município de Cachoeira. Na programação da Flica, a participação dos estudantes criadores ocorre por meio de exposições de artes visuais, apresentações de dança e música, sarau literomusical e exibição de filmes produzidos por eles. Oriundos de 25 colégios estaduais, os estudantes vêm de diversas cidades da Bahia, como: Ribeira do Pombal, Ibotirama, Amargosa, Entre Rios, Ruy Barbosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, São Félix e Salvador.

Os estudantes fazem parte dos projetos estruturantes, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Mostra de Dança Estudantil (Dance). “Estes estudantes se destacaram nas experiências criativas resultantes dos projetos estruturantes nas distintas linguagens artísticas. É preciso celebrar o protagonismo estudantil na Flica, pois essa Festa possibilita os encontros e as oportunidades dos estudantes respirarem a literatura e a cultura, conhecerem autores e lugares e, assim, participarem, ativamente, na construção dos saberes e de uma nova mentalidade cultural”, declarou Nide Nobre, coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado.

"A gente faz um trabalho dentro da escola e não imagina a proporção que isso pode ter", estudante Jocimar Bispo

Para Jocimar Bispo, estudante do curso técnico de Turismo, do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro, a participação na Flica é uma valorização da arte à qual ele se dedica, a música. “A gente faz um trabalho dentro da escola e não imagina a proporção que isso pode ter. Quando o nosso investimento volta com o reconhecimento é bonito e gratificante. Um incentivo para continuar cantando”, destacou o estudante, um dos selecionados no Face do 3º Encontro Estudantil, em 2014.

A ex-estudante da rede, Adriane Alves, vai participar da Flica com apresentação musical. Para ela, a participação nos projetos estruturantes ajudou na escolha por Letras Vernáculas, que cursa, atualmente, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “É um privilégio poder estar na Flica apresentando para o público a música que nos destacou em 2011. Ter participado dos projetos de cultura na escola gerou em mim um amor pela arte e pela literatura, que ajudou na minha escolha por Letras. Acho importantes esses projetos que despertam o interesse pelas artes”, afirmou.

IV Encontro Estudantil
Acontece de 02 a 04 de dezembro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, a quarta edição do Encontro Estudantil. O evento é uma grande celebração do protagonismo juvenil vivenciada por estudantes e professores nas escolas da rede estadual de ensino, durante todo ano letivo de 2015, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Estudantes de diversas regiões do Estado participam de atividades variadas: música, artes visuais, literatura, cinema, patrimônio, esportes, ciências e dança, desenvolvidas por meio de projetos estruturantes. Trata-se das finais estaduais de experiências que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o direito ao conhecimento e à cultura.
 

Notícias Relacionadas