Estudantes da rede estadual participam de lançamento de livros infantis do jornalista e escritor Ricardo Ishmael

Fotos: Feijão Almeida / SEC BA
Estudantes e educadores da Escola de 1º Grau Jesus Cristo, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador, participaram, nesta quarta-feira (15), no auditório da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), do lançamento dos livros infantojuvenis “O menino de asas invisíveis” e “A princesa do olhinho preguiçoso” (Mojubá Editora), do jornalista e escritor baiano Ricardo Ishmael. Um total de 2.700 exemplares serão encaminhados para as escolas de Ensino Fundamental da rede estadual de ensino, onde serão trabalhados juntos aos professores, em sala de aula.

O secretário da Educação em exercício, Danilo de Souza, falou sobre a parceria da SEC com  autores baianos de literatura infantil ou infanto-juvenil. “É fundamental contribuirmos para o fortalecimento da literatura baiana em todas as suas modalidades, pois assim estaremos construindo cada vez mais uma identidade da Bahia, mostrando a nossa capacidade de produzir, inovar, refletir e criar. Na escola pública, isso faz toda uma diferença porque leva as crianças, jovens e adultos a pensarem em suas possibilidades e talentos, contribuindo com o enriquecimento cultural e literário das comunidades baianas”.

O autor Ricardo Ishmael falou com as crianças sobre a importância de dialogar com os estudantes através da literatura. “Sou egresso da escola pública, onde tive o contato com os livros e acredito muito nela. Reconheço, valorizo e agradeço o papel da SEC neste olhar para a literatura infantojuvenil na rede pública de ensino. Nosso projeto tem a proposta pedagógica de fazer histórias infantis e infantojuvenis com personagens antirracistas e com temáticas anti-hegemônicas, partindo do pressuposto que precisamos ter outras personagens protagonizando histórias para além das personagens clássicas, brancas, inserindo em um contexto de debate na escola e nas famílias essas outras possibilidades narrativas”.

As crianças estavam empolgadas com os livros nas mãos. Júlia Cerqueira, 9 anos, 4º ano do Ensino Fundamental, contou que já tinha lidos várias páginas. “Eu gostei muito da história, porque fala de respeito às diferenças”. A colega Raíssa Santos, mesma idade e série, também opinou: “Muito legal o livro, vou aprender muito com a história da princesa e do menino de asas invisíveis”. A diretora Rosângela Cardoso, conhecida por Rosinha, elogiou a iniciativa da SEC. “É fundamental motivar as nossas crianças à leitura através da literatura. E elas estão muito empolgadas porque estão conhecendo o autor que já conhecem da televisão”.

A atividade faz parte de uma política de Estado que visa adquirir livros que tenham a aderência com a proposta de trazer temas importantes, como identidade racial, afrodescendência. “Estamos trazendo esta literatura para os pequenos, já que ainda temos algumas escolas do Ensino Fundamental I administradas pelo governo do Estado, embora sejam da responsabilidade da prefeitura. Entendemos que a escola tem o papel de trabalhar estas temáticas com as crianças pequenas e a literatura infantil, por meio de uma linguagem adequada, é um instrumento ideal para tratarmos de temas sensíveis, como vemos nos livros de Ricardo Ishmael”, destacou o  superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manoel Calazans.

Participaram, ainda, da atividade a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; a diretora de Currículo da SEC, Jurema Brito; e o coordenador de Educação Infantil e do Ensino Fundamental da SEC, Carlos Neves.