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Encontro Formativo discute importância dos indicadores educacionais na melhoria das aprendizagens
O encontro teve um nome sugestivo. “Indicadores na gestão educacional: o que isso quer dizer?” Nesta quarta-feira, 29/7, cerca de 60 educadores e técnicos que integram as secretarias municipais de educação de norte a sul da Bahia se reuniram para pensar como números podem indicar caminhos para melhorar as aprendizagens em sala de aula e transformar realidades.
A atividade reuniu as equipes técnicas de cinco Núcleos Territoriais de Educação (NTE 02, com sede em Bom Jesus da Lapa; NTE 08, com sede em Itapetinga; NTE 10, com sede em Juazeiro; NTE 13, com sede em Caetité, e NTE 24, com sede em Paulo Afonso). Os educadores baianos das redes públicas municipais e estadual estão participando do Plano de Formação Continuada Territorial, promovido pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, e que conta com o envolvimento de mais de 9 mil profissionais nos 27 Territórios de Identidade.
A partir de uma discussão teórica sobre o processo histórico de construção dos indicadores educacionais no Brasil, com suas potências e fragilidades, os educadores foram convidados pelos formadores a criar levantamentos nos seus municípios, considerando as prioridades de cada lugar.
Josimar de Assis e Luciana Cruz, que trabalham na secretaria municipal de Casa Nova, no NTE 10, apresentaram uma pesquisa que realizaram com 720 professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares da cidade, para planejar o retorno às aulas. Foi como um “termômetro”, nas palavras de Josimar, para pensar ações e formular políticas. O estudo revelou que a maioria dos educadores da cidade (55%) acessam a internet pelo celular, com uma qualidade que consideram apenas regular (45%).
A dupla agradeceu ao IAT pela oportunidade de apresentar os dados aos colegas e de pensarem juntos estratégias para que “ninguém fique para trás”, como disse Josimar. “Seria muito mais difícil se a gente estivesse sozinho, no meio dessa pandemia. Em encontros como esse a gente encontra um norte, vê a quantidade de mundo que tem lá fora e que pode ser trazido como contribuição para as nossas práticas”.
O mesmo sentimento foi compartilhado pela educadora Rita Rezende, da secretaria municipal de Rodelas, do NTE 24. “ É estimulante refletir a nossa realidade a partir de outras, que às vezes parecem distantes, mas que têm muito em comum. Quero parabenizar a equipe de Casa Nova e do IAT, e que mais momentos de troca como esse apareçam. A gente percebe que não é só teoria. São práticas associadas à teoria, e isso enriquece muito o nosso fazer e pensar. Nesse momento, mais do que nunca, a gente precisa se fortalecer com o outro e com as experiências do outro”.
"Seria muito mais difícil se a
gente estivesse sozinho, no meio
dessa pandemia"
Josimar de Assis
As equipes técnicas que coordenam os Núcleos Territoriais de Educação também estavam presentes no encontro. Daniela Fagundes, de Bom Jesus da Lapa, que integra a equipe técnica do NTE 2, contou que essa parceria está sendo muito especial. “Cada tema tratado na plataforma da Formação Continuada nos estimula a estudar, pesquisar, compartilhar nos fóruns… Isso potencializa nossas práticas e nos permite fazer análise e autoanálise das nossas vivências”.
Formação Continuada
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação. A ação, que conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, toda a formação acontece num ambiente virtual e reúne mais de 9 mil educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
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