Colégios de Eunápolis recebem no sábado a visita do secretário Walter Pinheiro

Palavras-chave:
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpriu ampla agenda de trabalho neste sábado (21), em Eunápolis, município localizado no extremo sul do Estado, que também recebeu a visita do governador Rui Costa. Desde o início da manhã, Pinheiro visitou colégios estaduais, dialogando com a comunidade escolar e percorrendo as instalações das unidades, junto com gestores da Secretaria. O secretário esteve nos colégios estaduais Professor Jairo Alves Pereira, Armando Ribeiro Carneiro, no Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento e no Complexo Integrado de Educação de Eunápolis. Pinheiro também esteve em Porto Seguro, na noite deste sábado, visitando o Complexo Integrado de Educação, sempre acompanhado por técnicos da Secretaria e pela diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 27), Ozanir Aldareti Fernandes Dela Libera, numa agenda intensa que terminou depois das 23 horas.
 
“Esta é uma agenda que trabalha aspectos fundamentais na rede estadual: o eixo pedagógico, com as diversas ofertas que estamos promovendo, e a questão da infraestrutura das unidades escolares. É dialogando com os estudantes, gestores, professores e demais funcionários que podemos compreender aquilo que a escola está desenvolvendo de melhor e as ações que a Secretaria pode fazer para melhorar o ambiente escolar, promovendo os investimentos mais prioritários, de acordo com o que a comunidade anseia. Por isso é importante e fazemos questão de visitar as escolas em cada lugar, conhecendo quais são as virtudes e as necessidades e promovendo novas ofertas”, destacou o secretário Pinheiro.    
 
A diretora do Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento, Iolanda Vaz Cedro, ressaltou que a presença do Secretário mobilizou estudantes do Grêmio Estudantil. “Faço uma avaliação muito positiva mesmo, do ponto de vista pedagógico, com a presença dos alunos do Grêmio, e de todo o colegiado. Foi excelente. O secretário respondeu a todos os questionamentos, num diálogo muito aberto. respondeu o que pode ser feito para melhorar a Educação, que é o foco dele. Nao veio aqui fazer política”, disse Iolanda, ao destacar que a unidade escolar foi escolhida por Pinheiro para receber o projeto Escolas Culturais. “Ele fez questão de falar das melhorias que nosso prédio  escolar vai receber”, disse. A escola tem 15 salas, com 1.030 estudantes matriculados nas modalidades de técnico em Gestão e Negócios, Administração e Finanças, Logística, Recursos Jurídicos, Agropecuária, além de técnico em Alimentos, Hospedagem e Guia de Turismo. 
 
 
De acordo com Aparecida Menezes de Freitas, diretora do Colégio Estadual Armando Ribeiro Carneiro, o contato direto dos estudantes com o secretário foi marcante para a comunidade escolar. “ Pinheiro conversou durante muito tempo, sempre atenciosamente, com os alunos, a respeito de como a Secretaria funciona e das ofertas propostas para a rede estadual. Destacou ainda a possibilidade de instalar uma  cobertura da quadra, a ampliação da cozinha e do refeitório”, disse. A escola tem 760 estudantes, compreendendo os três anexos, com oferta nas modalidades Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), CPA, e no anexo do Conjunto Penal de Eunápolis atende a 45 estudantes internos. 
 
Neste sábado (21), também em visita a Eunápolis, o governador Rui Costa entregou equipamentos e assinou ordens de serviço para restauração e pavimentação da rodovia que liga a sede do município ao distrito de Colônia, e para a implantação de um sistema de abastecimento de água nas localidades de Vista Alegre e Nacional. Com investimento de mais de R$ 5 milhões, as obras na rodovia serão realizadas em seis quilômetros de extensão e beneficiarão mais de 250 mil moradores da região.
 
Também autorizada neste sábado, a implantação do sistema de abastecimento de água contará com um investimento de R$ 820 mil, beneficiando mais de duas mil pessoas. Ainda para o município de Eunápolis, o governador entregou um equipamento Arco Cirúrgico para o Hospital Regional de Eunápolis e um veículo para transporte da equipe do Programa Saúde da Família. Rui Costa entregou também 97 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

Notícias Relacionadas