Bahia é o segundo estado em recursos destinados à execução do Censo Escolar

A Bahia é o segundo estado do país em recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) para a execução do Censo Escolar, ficando atrás apenas do Maranhão. Em 2011, houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Para o coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho, esta conquista foi o resultado da melhoria nos critérios estabelecidos pelo MEC para o repasse de verbas. "São considerados o número de escolas, a extensão territorial com as peculiaridades regionais, como áreas remanescentes de quilombos e comunidade indígenas, e a qualidade do cadastro de informações, que é a base do Sistema de Gestão Escolar (SGE)".

Para garantir a melhora nos recursos e na qualidade das informações postadas no SGE, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza encontros para avaliar as etapas concluídas do Censo e orientar os técnicos responsáveis para a execução das etapas seguintes. Até esta quinta-feira (17/03), 64 técnicos das Diretorias Regionais de Educação (Direc) estão reunidos em Salvador para avaliar a 2ª etapa do Censo Escolar 2010, de Movimento e Rendimento do Aluno.

Apesar do prazo para a conclusão da 2ª etapa terminar nesta sexta-feira (18), a Bahia já finalizou todas as informações referentes aos estudantes da rede pública estadual. Além da agilidade no processo, foi divulgada, durante o encontro, a implantação de uma nova modalidade do Sistema, relativa às notas e frequência dos estudantes.

Para Pedrita Oliveira, responsável pelo Censo na Direc de Eunápolis, o encontro é o momento de avaliar a importância do trabalho realizado pelos técnicos. "O Censo tem muita credibilidade com os municípios. Nesta edição de 2011, teremos um encontro regional para orientá-los antes de começar o período de execução", explica.

O Censo Escolar 2011 tem início no dia 25 de maio. De acordo com Marcos Pinho, as próximas novidades para o SGE serão as postagens de informações relativas à frequência dos docentes e ao acesso da comunidade ao Sistema. Esta última vai facilitar o acompanhamento da vida escolar dos estudantes.