Universidades húngaras propõem intercâmbio com a Bahia

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, recebeu nesta quinta-feira (19/04) o embaixador da Hungria, Csaba Szíjjártó, a primeira secretária do Escritório Comercial e Consular da Embaixada da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, e a coordenadora de Ações Internacionais da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais (Serinter), Rita Carvalho. A visita teve como objetivo estabelecer um intercâmbio entre as universidades húngaras e baianas, por meio da Secretaria, a partir do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras.

A proposta, conforme o embaixador da Hungria, é construir uma política cultural e educacional para beneficiar estudantes e professores. O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia por meio do intercâmbio com países estrangeiros. A iniciativa é resultado do esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), através de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

“A Bahia tem em torno de 60 mil estudantes matriculados nas nossas quatro universidades estaduais. É com imenso prazer que estamos abertos para essa articulação de intercâmbio, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Ensino Superior (Codes)”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto, confiante de que o programa Ciência sem Fronteiras poderá ser um meio para se realizar o intercâmbio entre os dois países.

O embaixador da Hungria, Csaba Szíjjártó, entregou ao secretário material informativo para divulgar nas universidades baianas sobre cursos em inglês nas áreas de tecnologia, medicina e agricultura que possam vir a interessar estudantes e professores. “Esperamos que, a partir desse primeiro contato, possamos realizar algo de concreto com as universidades baianas”, disse o embaixador. Um grupo ligado à universidade húngara, completou Csaba, fará contato com as universidades do Estado para estreitar o laço e viabilizar o intercâmbio proposto.