Pacto com municípios inicia formação com professores indígenas

Professores de escolas indígenas participam, nesta quinta (29/03) e sexta-feira (30/03), a partir das 8 horas, no Hotel Vilamar, em Salvador, da primeira formação para alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios. A formação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, envolve, ao todo, 35 professores dos municípios de Prado, Ibotirama, Glória, Rodelas, Euclides da Cunha, Buerarema e Banzaê. Os educadores participantes atuam em classes do 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental. Além deles, cinco coordenadores indígenas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) envolvidas acompanham o processo de capacitação.

Com a formação da primeira equipe de alfabetizadores indígenas do Pacto com Municípios, cerca de 400 estudantes indígenas serão contemplados pela metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática, voltada para diminuir o abandono e a evasão escolar e estimular o gosto pela escola e pelos estudos desde o início da vida escolar.

Conheça o Pacto com Municípios!

“A metodologia vem para somar com as práticas pedagógicas próprias da educação intercultural indígena e para aprimorar o ensino e a aprendizagem no processo de alfabetização das crianças indígenas, sempre respeitando seus modos próprios de vida e valorizando a cultura de cada etnia”, enfatiza a coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rosilene Araújo Tuxá. 

As primeiras crianças indígenas beneficiadas com esta metodologia de ensino do Pacto com Municípios pertencem às etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tuxá, Tupinambá e Kaimbé. Todos os livros e materiais didáticos utilizados pelos estudantes e professores também são de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que, este ano, vai distribuir 36 mil kits de livros de literatura infantil (cada kit com 12 livros) para formação dos Cantinhos de Leitura em cada sala de aula. O objetivo é estimular o prazer da leitura e fortalecer o processo de alfabetização das crianças.

Beneficiados - O Pacto com Municípios é o compromisso número um do Programa Todos pela Escola para melhorar a qualidade da educação na Bahia, cuja meta é garantir a alfabetização das crianças até oito anos de idade. Desde o ano passado, quando foram iniciadas as ações, mais de 280 mil estudantes são contemplados com o projeto em 11.770 escolas públicas de 329 municípios baianos.

Notícias Relacionadas