Aulão virtual destaca técnicas de texto para desenvolver uma boa Redação no ENEM

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta sexta-feira (04), mais um aulão virtual do projeto ENEM 100%. Desta vez, a atividade abordou a Produção Textual e foi conduzida pelo professor Renato Dórea. Transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a ação pedagógica, visa auxiliar os candidatos do exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

O aulão foi iniciado com a apresentação musical do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, do município de Camamu. Foi tocada a música  “Competências em Redação do Enem”, de composição do professor Gilson de Santana e arranjos/violão de Genivaldo Silva, pai de uma estudante da unidade. A interpretação vocal foi realizada pelas alunas Nalanda Maya e Karen Ketelyn, acompanhada pelo contrabaixo de Lázaro de Jesus, pai de um estudante e do ex-aluno Walisson Macêdo, que tocou cajon.

No segundo momento, o professor Renato Dórea focou nas  técnicas de produção textual com dicas e conteúdos para a construção de um texto dissertativo. "Mostrei o entendimento do texto dissertativo argumentativo, suas características e o estilo textual que é exigido, chamando a atenção para que seja exposto o problema a partir do tema, fazendo  a defesa do ponto de vista. Em seguida, enfatizei como resolver os problemas básicos de ordem estrutural de composição dos parágrafos, que afetam na forma que apresentamos os argumentos. E por fim, destaquei o planejamento, mostrando que ele é indispensável para que o estudante consiga fazer um texto bem estruturado, coeso e coerente", relatou Dórea.

O estudante Carlos Augusto de Oliveira, 23 anos, do Colégio Estadual Manoel Novaes, em Salvador, pretende cursar Direito e falou que vem se preparando para o ENEM e as aulas virtuais se tornaram uma grande aliada. “Criei uma intensa rotina de estudos para garantir uma boa nota e consequentemente a aprovação. Estou me preparando para fazer uma boa prova e nesta pandemia os aulões virtuais têm ajudado bastante. Adorei a aula de hoje e acho a iniciativa do ENEM  100% incrível. Acompanho todas as aulas”.
    
Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).
    
Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).
    
Os estudantes podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h. Há também parcerias para acesso a conteúdos por meio do curso ENEM Gratuito, que pode ser acessado através do endereço: cursoenemgratuito.com.br/bahia e do curso on-line ENEM 360º, promovido pela Go Kursos e pelo grupo SER Educacional, que pode ser acessado utilizando o link bit.ly/Enem360BA.

 

Notícias Relacionadas