Encontro debate políticas institucionais e pesquisas de internacionalização na Educação Básica e Superior

Palavras-chave:
A Universidade Estadual da Bahia (UNEB) realizou, nesta quarta-feira (29), um encontro virtual para debater as políticas institucionais e pesquisas de internacionalização na Educação Básica e Superior. Na oportunidade, foram apresentadas ações e propostas realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) na Bahia.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da relação com as universidades e escolas do ensino da Educação Básica. “A SEC quer fazer parte desta construção em um regime de colaboração que já vem sendo discutida, ressaltando a formação inicial e continuada, incentivando a pesquisa nas escolas que vão promover a maior formação dos nossos estudantes”, disse.
 
O reitor da UNEB, José Bites, compreende que as políticas de internacionalização devem ser institucionalizadas. “Deve acontecer a promoção de políticas e programas que possam integrar a ação à vida da instituição, por meio de recursos internos e externos e sempre situada dentro das credenciais da universidade, que em nosso caso, é pública, gratuita, inclusiva, com ampla multicampia e interiorizada”, ressaltou.
 
 
Para o reitor João Salles, a internacionalização deve envolver medidas de reciprocidade. “Devemos refletir um pouco e enfrentarmos algumas questões. A consolidação das ações deve envolver medidas de reciprocidade, ou seja, não se trata apenas da inserção, mas que participemos do padrão internacional para que possamos contribuir em pesquisas,” disse.
 
Com mediação do professor Cesar Leiro (UNEB), ainda estiveram no encontro a reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Luzia Mota, e o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza.

Notícias Relacionadas