Educadores dos Complexos Integrados de Educação conhecem experiência de centro integrado de São Paulo

Os professores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), tiveram a oportunidade de conhecer, nesta sexta-feira (18), os relatos de experiência do Centro Integrado de Educação de São Paulo (CEU), durante bate-papo on-line promovido pelos CIEs.

A atividade, realizada na plataforma Google Meet, integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que consiste em uma série de bate-papos sobre temas variados, sempre às sextas-feiras. O encontro desta semana, mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, contou com uma apresentação do professor Paulo César Deloroso.

Paulo César Deloroso, que atuou como gestor do CEU em São Paulo, onde acompanhou a concepção e implantação de várias unidades, destacou a importância da troca de experiências sobre as duas unidades educacionais. "O encontro de hoje foi um momento muito significativo de compartilhamento e reflexão sobre algumas informações em que podemos analisar pontos semelhantes aos centros educacionais de São Paulo com os Complexos Integrados de Educação. A experiência já traduzida no CEU de São Paulo pode levar alguns itens que devem contribuir bastante para o desenvolvimento dos complexos baianos".

O coordenador Robson Costa apresentou a estrutura dos complexos existentes e afirmou que conhecer o trabalho realizado em São Paulo foi enriquecedor. "Conhecer outras propostas que são similares ou traduzem a ideia do campus é importante para dar a visão do todo do que está se fazendo ou já foi feito em termos de Brasil. Além disso, serve de estímulo para que a gente possa continuar desenvolvendo o projeto do campus e, principalmente, no tocante à integração das unidades escolares e a formação de professores".

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrado de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.