Secretaria forma professores alfabetizadores do Pacto pela Educação para 22 municípios

A Secretaria da Educação formou, nesta quinta-feira 16, educadores de 22 municípios da região de Santo Antônio de Jesus, para atuarem como professores alfabetizadores do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, programa que prevê a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, através de parceria com os municípios baianos.

Esta foi a segunda atividade de formação do Programa e a primeira nos municípios.Em maio, a Secretaria da Educação formou mais de 200 coordenadores municipais.

O secretário Osvaldo Barreto acompanhou o último dia da formação, em Santo Antônio de Jesus, e destacou o interesse dos municípios e dos professores pelo programa. “É muito bom ver que todos os municípios que convocamos estão presentes neste processo de formação, já com todo o material em mãos. É uma alegria ver a forma como estes jovens educadores estão imbuídos neste momento de transformação dos indicadores educacionais baianos”.

No município, Osvaldo Barreto também visitou o Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, que possui 42 anos de fundação e muita tradição na cidade. Acompanhado de professores e da diretoria da escola, o secretário observou as instalações do auditório, refeitório, quadras poliesportivas e sala de professores.

Joseane Santos, formadora municipal do programa em Amargosa, pontua que o Pacto pela Educação “vem suprir uma lacuna dos municípios quanto à formação de professores. É algo bem direcionado, real e terá um grande impacto na educação baiana, porque os professores estão abraçando a causa”. Ela enfatiza, também, que o programa traz “a prática do dia a dia, a minúcia da alfabetização e não só a teoria”.

Quem também comemora a formação é a professora Elisângela de Almeida, do município de Nova Ipiá. “É um material maravilhoso, completo e que quebra um conceito arcaico do processo de alfabetização. Acredito que esta formação será de muita importância para os professores porque trabalha com uma área crítica, que é o ensino do Português e da Matemática”.

Pacto pela Educação – Alfabetizar todas as crianças até os oito ano de idade. Esta é a principal meta do Pacto pela Educação, programa lançado pela Secretaria da Educação e que visa à melhoria da qualidade das escolas públicas do Estado da Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios. O programa já conta com 214 municípios parceiros.

O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.