Projeto desenvolvido no CJCC de Vitória de Conquista é apresentado em encontro nacional

A ideia de transformar a Matemática em arte, de forma prática, lúdica e divertida, levou as experiências realizadas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), ao XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, iniciado no domingo e que segue até esta quarta-feira (17), na Arena Pantanal, em Cuiabá. No evento, a professora Adriana Sousa, do CJCC, ministrou uma oficina de “Geonecas” para mostrar como acontece o estudo e a aprendizagem da Matemática, por meio da confecção de roupas de boneca, e fez uma apresentação do artigo “Vivenciando a educação financeira por meio das histórias em quadrinhos”.

As duas experiências apresentadas no evento são resultado do curso “‘1+1? é mais que dois’”, ministrada no CJCC. “Durante o evento, eu falei sobre a oficina de Educação Financeira do CJCC, que virou um artigo. Na oficina, a gente aborda a diferença entre desejo e necessidade, juros, descontos, cálculos de juros e descontos baseados nos encartes de lojas e a necessidade de fazer uma reserva para a vida. Dentro dessa discussão, a proposta é a criação de histórias em quadrinhos sobre uma situação vivida pelos estudantes ou por algum conhecido, promovendo uma reflexão sobre o que conversamos”, explica a professora.

Já nas oficinas de Geonecas, enquanto aprendem a fazer as roupas de bonecas, os participantes puderam vivenciar um pouco a relação feita sobre questões matemáticas, como por exemplo: a análise combinatória e a identificação e classificação das figuras geométricas, a partir dos moldes e figurino das bonecas. “Na construção das roupas das bonecas, não utilizamos linha, cola e nem costuramos. Trabalhamos a partir do recorte utilizado pelo aluno e a forma geométrica escolhida com amarrações. Ainda durante a oficina, é realizado um bate-papo sobre representatividade, por meio das bonecas. Discutimos sobre o difícil acesso a bonecas pretas, a cultura do corpo perfeito e alimentação saudável”, revela a professora Adriana Sousa.

Sobre o XIII ENEM - O Encontro Nacional de Educação Matemática busca contribuir com o avanço das discussões e do aprendizado da educação matemática e congrega o universo dos segmentos envolvidos com a temática. Participam do evento professores e estudantes da Educação Básica e universitários, de pós-graduação e pesquisadores de todo o país, promovendo debates e discussões no campo educativo.