Estudantes indígenas participam da etapa municipal dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP)

A etapa municipal dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), está movimentando a cena esportiva em várias cidades do interior. A competição acontece por etapas. Já foi realizada a seletiva escolar e depois da municipal, serão promovidas as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Neste ano, estão sendo comemorados os 10 anos do JERP e além das modalidades tradicionais, como basquete, vôlei, futebol e xadrez, os jogos envolvem modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e tenham uma expressão cultural.

Fotos: Rodrigo Macedo - GOVBA
Este é o caso das competições com os estudantes indígenas e que refletem as tradições dos diferentes povos do Estado. No distrito de Olivença, por exemplo, pertencente ao município de Ilhéus (a 446Km de Salvador), no Sul do Estado, estão sendo realizados os Jogos Indígenas Estudantis dos Tupinambá. As competições começaram na quinta-feira (16) e seguem até domingo (19), na Aldeia Mãe Olivença, com estudantes de seis escolas indígenas das regiões Sul e Sudeste do Estado. Entre as modalidades estão arco e flecha, cabo de guerra, arremesso de tacape, luta corporal, luta com maracá, puxada do mastro, zarabatana e corrida rústica.

As competições, nesta sexta-feira (17), também envolveram os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Paramirim e do Colégio Estadual Cônego Firmino Soares, localizados na cidade de Macaúbas (a 682 Km de Salvador). Foram realizados jogos de futsal, futebol de campo e baleado, no Ginásio de Esportes Euclides Defensor Menezes. “A movimentação na escola é empolgante. Os atletas estão preparados e concentrados para fazer o melhor. O JERP tem esse poder de unir a escola e aproximar a comunidade, além de deixar nossos estudantes mais disciplinados, pois para participar dos jogos realizamos uma seleção dos alunos com melhor desempenho escolar”, avaliou o vice-diretor do CETEP Bacia do Paramirim, Teotônio Ferreira.

O estudante do CETEP Bacia do Paramirim, Nágello Natan Pereira, 16, do 3º ano do Ensino Médio, atleta de futebol de salão, participa do JERP pela 3ª vez. Ele falou sobre o sentido do esporte para sua vida escolar. “O Futsal me deixou mais disciplinado. Gosto muito do esporte e pratico durante todo o ano. Portanto, quando chega a fase do JERP eu só tento me preparar psicologicamente para a competição, pois além de cuidar da alimentação e intensificar os treinos, não posso descuidar dos estudos, pois o rendimento escolar não pode cair”, conta o jovem.

Na área do Núcleo de Barreiras (NTE 11), a etapa municipal do JERP será realizada de 20 a 29 nas cidades de Barreiras, Baianópolis, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia e São Desiderio, com  estudantes de 34 escolas, dos 14 municípios que fazem parte do NTE 11.