IRDEB assina acordo de cooperação com a China para exibição de conteúdos educacionais e culturais

Palavras-chave:
O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado, e o Departamento de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Rádio e Televisão da República Popular da China assinaram, nesta quinta-feira (25), uma cooperação para a exibição de conteúdos. O objetivo é que haja uma troca de produções autorais, inclusive com conteúdos  educacionais e culturais entre a Bahia e China, além de um diálogo mais aprofundado sobre o uso de tecnologias comunicacionais. Os programas chineses serão exibidos na TVE e, eventualmente, no Portal www.tve.ba.gov.br. A parceria também inclui a possibilidade de exibição de conteúdos baianos na China. 
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância desta cooperação para a Educação da Bahia. "Com este acordo, a nossa expectativa é que possamos utilizar conteúdos de qualidade voltados para assuntos mais gerais da cultura da China, como produções educacionais direcionadas à escola e aos jovens baianos, além de disponibilizarmos os nossos conteúdos autorais, apresentando a nossa rica cultura. A ideia é ampliarmos, cada vez mais, esta parceria, utilizando a rede de rádio e a televisão pública como ferramentas de aproximação de toda a Bahia. Ficamos muito felizes com este acordo", destacou.
 
Para Zhou Jihong, subdiretora geral de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Rádio e Televisão da China, a cooperação vai fortalecer ainda mais o bom relacionamento entre os países. "Nós gostamos muito da cultura brasileira e esta parceria vai nos dar condições de apresentar produções que mostrem o modo de vida do povo chinês, por meio de telenovelas, documentários, desenhos animados e programas. Também temos muito interesse em conhecer mais a cultura baiana e brasileira, por isso este intercâmbio é fundamental. Estamos ainda dispostos a discutir sobre tecnologias que ajudem a desenvolver ainda mais as produções locais", afirmou.
 
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Segundo o diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, uma série sobre a porcelana chinesa será exibida, em breve, na Bahia, e uma temporada do programa Soterópolis será exibida na China. Ele diz que as parcerias estão sendo viabilizadas, também, com outros países. "Esta assinatura abre novas perspectivas sobre a cooperação de conteúdos com a China, já que  tínhamos transmitido uma série documental sobre as montanhas chinesas, produzida por eles, que mostrou um grande potencial. Estamos procurando fortalecer este intercâmbio entre redes de rádio e TVs públicas de diversos países, como Angola e Portugal, para que possamos disponibilizar para o público e estudantes um conteúdo de qualidade. Este acordo ainda nos proporciona dialogar com um dos principais países em tecnologia do mundo, o que pode nos beneficiar a superar muitos desafios, como a preservação de nosso acervo", destacou.

Notícias Relacionadas