Professores recebem treinamento para atuarem com estudantes cegos em Santo Antônio de Jesus

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Cerca de 50 professores e funcionários do Centro de Apoio Pedagógico Companheiro Leão Aurélio Pires, localizado em Santos Antônio de Jesus (194 km de Salvador), participaram, nesta quarta-feira (12), de um curso sobre Deficiência Intelectual, que contou com aulas sobre ‘Orientação e mobilidade’ e ‘Atividade da vida autônoma’. As aulas iniciadas na última segunda (10), seguem até esta sexta-feira (14), na própria unidade. A iniciativa visa preparar os profissionais do centro para atuarem de forma mais especializada com estudantes que possuem deficiência visual.
 
Segundo a diretora do centro, Alexandra Veiga, o curso com carga horária de 120 horas é muito importante para o aprimoramento dos trabalhos executados pelos funcionários e educadores do centro. “O objetivo é formar e preparar os profissionais para melhor atuarem com os educandos que possuem deficiência visual. Nos dois módulos anteriores os profissionais tiveram aulas sobre Braile, além de tecnologias assistivas e audiodescrição”, destacou a gestora.
 
Para a professora Eliane Meneses, que atua com estudantes cegos, o curso ampliou seus conhecimentos. “Estou gostando muito das aulas, pois os monitores exploram os assuntos de forma clara associando a teoria com a prática”, afirmou a educadora. 
 
Já a funcionária que faz parte da equipe de apoio do centro, Osmair dos Santos, disse que as aulas foram dinâmicas. “Fizemos atividades práticas nas quais pudemos nos colocar no lugar das pessoas que possuem deficiência visual. Em uma delas, experimentamos a sensação de andar com bengala e com os olhos vendados e, isso, foi uma vivência importante para percebermos a realidade das pessoas que possuem este tipo de deficiência”, revelou.
 
Sobre o centro
O Centro de Apoio Pedagógico Companheiro Leão Aurélio Pires é uma das unidades da rede estadual de ensino que prestam atendimento especializado para pessoas com deficiência auditiva, deficiência intelectual, surdez, autismo e altas habilidades/superdotação.  Atualmente, encontram-se matriculados 160 estudantes na unidade.

Notícias Relacionadas