Centro Noturno de Jacobina cria ambiente para que as crianças fiquem enquanto as mães estudam

A implantação do Espaço Kids do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB) de Jacobina, unidade da rede estadual de ensino, trouxe para as estudantes que são mães uma oportunidade de não interromperem os estudos por causa de seus filhos pequenos. O ambiente acolhe cerca de 20 crianças, entre 19h e 22h, período das aulas da unidade escolar da rede estadual. Munido de diversos brinquedos, o espaço tem funcionado como um mecanismo positivo para que as alunas não deixem de estudar.
 
A estudante Elisama de Oliveira, 19, 1º ano do Ensino Médio, mãe de Hendrik, dois anos, conta que o Espaço Kids facilitou a sua vida estudantil. “Antes, estava sendo difícil frequentar as aulas, porque não tinha com quem deixar o meu filho. A idéia foi muito boa, os cuidadores são muito atenciosos. Agora, não falto mais aula. A dificuldade é só na hora de ir embora para casa, porque dá trabalho para ele querer ir”, relata.
 
O benefício contemplou também a estudante Leocássia Paeiro, 27, 7ª/8ª séries, mãe de Sara Vitória, 6. “Era complicado ir para as aulas porque nem sempre minha mãe podia ficar com minha filha e levá-la para a sala de aula não era bom nem para mim e nem para ela, que ficava inquieta. Com o Espaço Kids, eu não falto mais e ela gosta tanto que já acorda dizendo que quer ir para a escola. Ela se integrou no ambiente, se diverte muito. Está sendo maravilhoso”.
 
A diretora Evelyn Rosane Diógenes explica que o projeto Espaço Kids concorreu a um prêmio, por meio da empresa de mineração Yamana Gold, de Jacobina. “Ganhamos e recebemos R$ 7 mil, que foi investido na infraestrutura e na compra de brinquedos, como jogos educativos e interativos, quebra-cabeça, escorregador e mesa de ping-pong, para equipar o ambiente. O resultado é que diminuímos consideravelmente a evasão escolar, já que temos muitas alunas com filhos. O trabalho envolve pessoas das comunidades escolar, da igreja e de outras instituições, que se revezam, voluntariamente, no cuidado das crianças. Já nos sentimos vitoriosos só pelo fato de nossas alunas não estarem mais desistindo dos estudos”, comemora.  
 
Sobre os CENEB -  Os CENEB atendem, especialmente, a estudantes trabalhadores do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional, com a proposta pedagógica pautada em três dimensões: mundo do trabalho, ciência e tecnologia e arte e cultura. 

Notícias Relacionadas