Virtual Educa Bahia 2018 terá apresentações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, um dos maiores encontros internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado pela primeira vez na Bahia, de 4 a 8 de junho, contará com a participação de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. São professores, escritores e pesquisadores que estudam a Educação e a sua relação com as mais diferentes áreas do conhecimento, como a Tecnológica, e estão vinculados a instituições de ensino em várias partes do mundo. 
 
Dentre as presenças já confirmadas está Vani Moreira Kenski, doutora e mestre em Educação, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância e professora da Universidade de São Paulo (USP). Kenski é autora de livros, como ‘Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação e Tecnologias’. Robson Lemos é outro palestrante. Ele é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor pela University of Calgary, no Canadá, mestre pela UFRGS e graduado em Ciência da Computação pela UFSC, e pesquisador de Interação Humano-Computador e Tecnologias Interativas para Educação.
 
Ainda terá a presença de Dilvo Ilvo Ristoff, doutor em Letras pela University of Southern California. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e foi Diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC. Assim como, Fabianne Batista Balvedi, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás dentro do Media Lab - Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas, onde atua principalmente em temas como "imagem em movimento", "software livre", "cultura digital", "estúdios livres" e "cinema de animação". E Nilma Lino Gomes, pedagoga pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social/USP com estágio pós-Doutoral na Universidade de Coimbra. Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
 
Entre os pesquisadores estrangeiros, Ruth Contreras é PhD pela Universidade da Catalunha, na Espanha, na área de Engenharia Multimídia e aprendizagem baseada em novas tecnologias, co-fundadora e coordenadora do Observatório de Comunicação, Videogames e Entretenimento da InCom-UAB-Uvic, professora da Universidade Vic-Central da Catalunha e da ENTI-Universidade de Barcelona e diretora da revista Digital Work. Já a pesquisadora Ana Isabel Veloso é doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, em Portugal, com mestrado em Engenharia Biomédica e licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, no mesmo país. Professora da Universidade de Aveiro, ela é presidente da mesa da assembleia da Sociedade Portuguesa dos Videojogos (SPCV) e pesquisa temas como a Comunicação em contextos de mediação tecnológica, design participativo e videojogos.
 
Também está entre os palestrantes, Martin Restrepo, inovador social especializado em Transmídia para Educação e Mobile Learning. Co-fundador da Editacuja, desenvolve programas e projetos para acessar tecnologias educacionais e iniciativas sociais, integrando comunidades e escolas, treinando uma nova geração de professores e fortalecendo líderes e criadores de conteúdo com novas aplicações inovadoras e tecnologias relevantes.
 
O Virtual Educa contará, também, com a participação de educadores da Bahia, como o professor Naomar de Almeida Filho, que é professor titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, médico, mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia e doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá. Naomar é professor visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard, ex-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da UFBA. É pesquisador em diversas áreas, incluindo a interação entre os Ensinos Superior e Básico e bolsista de produtividade 1A do CNPq. 
 
Palestra ainda o doutor em Comunicação, Nelson Pretto, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Membro da Academia de Ciências da Bahia. Atua principalmente com tema como internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância. É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado "Tabuleiros Digitais"  desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA. Possui diversos livros, capítulos e artigos publicados sobre esses temas. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa "Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento" (UFRJ) e "Ábaco" (UnB). 
 
Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Vitual Educa acontecerá no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a ser inaugurado no antigo ICEIA, no bairro do Barbalho, em Salvador. Paralelamente, o Virtual Educa envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Porto de Salvador.
 
Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o Virtual Educa possibilitará que educadores e estudantes da Bahia possam apresentar as experiências que são desenvolvidas em sala de aula. “Com a participação de grandes personalidades da Educação, os nossos estudantes e professores terão, inclusive, a chance de conhecer o que está sendo feito em outros países, acessando conteúdos que venham fortalecer o pedagógico das nossas escolas”, afirmou.
 
Inscrições - Quem desejar participar do evento precisa se inscrever, até 20 de maio, através do link virtualeduca.org/bahia2018/inscripcion. Para professores e profissionais de Educação das redes municipal, estadual e federal do Estado da Bahia as inscrições são gratuitas. Inscrições também estão abertas, até 30 de abril, para os educadores e pesquisadores que desejarem apresentar trabalhos acadêmicos durante o Virtual Educa. As inscrições devem ser feitas pelo endereço: virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/PT/ponencias. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão científica internacional. O resultado final dos selecionados será publicado no dia 11 de maio.
 
>> Alguns dos palestrantes já confirmados para o XIX Virtual Educa Bahia (4 a 8 de junho)
 

Martín Restrepo - É um inovador social especializado em Transmídia para Educação e Mobile Learning. Co-fundador da Editacuja, desenvolve programas e projetos para acessar tecnologias educacionais e iniciativas sociais, integrando comunidades e escolas, treinando uma nova geração de professores e fortalecendo líderes e criadores de conteúdo com novas aplicações inovadoras e tecnologias relevantes.

 

 

Nelson Pretto - Doutor em Comunicação (USP, 1994). Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq, conselheiro da SBPC (2015/2019) ex-secretário regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Membro da Academia de Ciências da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos temas internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância.

 

 

César Nunes - Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, em 1996, e defendeu a Livre Docência, em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação e atua nas linhas de pesquisa Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação. Publicou 39 artigos em periódicos especializados e 327 trabalhos em anais de eventos. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA e Presidente Nacional da ABRADES.
 
 
 

Tânia Maria Diederichs Fischer - Doutora em Administração com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) tendo realizado estágios de pós-doutorado na França, Estados Unidos, Canadá e Espanha, com apoio da CAPES/COFECUB, CNPq e CISYT. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). 

 

Nilma Lino Gomes - Doutora em Antropologia Social/USP com estágio pós-Doutoral na Universidade de Coimbra. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG. Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

 

Maria Cristina Gomes Machado - Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais na área de Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação, Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

 

Antonio Marival Chaves Filho - Professor, palestrante motivacional e empresário da Educação. Fundador dos colégios Nobel, Status e Sistema; Criador e apresentador de vários programas educativos para emissoras de televisão. Criador das plataformas de ensino Veestibular em Foco, Educa Bahia e Edux.

 

 

Fabianne Batista Balvedi - Mestre em Artes Visuais, atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Goiás dentro do Media Lab - Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem em movimento, software livre, cultura digital, estúdios livres e cinema de animação.

 

 

Dilvo Ilvo Ristoff - Doutorado em Letras (University of Southern California). É professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Pró-Reitor de Graduação da instituição, integrou o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Foi, por mais de quatro anos, Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). Presidiu a Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi nomeado seu Reitor pro-tempore. Foi Diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC.

 

Amali de Angelis Mussi - Graduada em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua na formação inicial e continuada de professores desde 1991. É Professora Titular Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU), do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA). Atualmente exerce a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UEFS.

 

 
 
Elisa Schlünzen - Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2000), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1994), especialista em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo  - USP São Carlos (1987), graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985). Atualmente é professora adjunta da UNESP e Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
 
 
 

Débora Garofalo - Formada em Letras e Pedagogia pela UNICAMP, com de 13 anos de experiência na rede pública de SP na educação infantil, ensino fundamental I, II, ensino médio e em educação para jovens e adultos, em salas multidisciplinares. Realiza trabalhos transdisciplinares envolvendo programação, robótica com sucata/livre e animações. Colunista da Revista Nova Escola onde possui uma coluna sobre Tecnologia.

 

 

Alessandro Faria - Palestrante, pesquisador, sócio fundador da empresa OITI/NETi TECNOLOGIA. Pesquisa e trabalha com redes neurais artificiais, neurotecnologia, biometria facial e visão computacional. Inventor da tecnologia CERTIFACE, da imagem Linux LiMobile e OSAR.

 
 

 

Robson Lemos - Doutor pela University of Calgary - Canadá, mestre pela UFRGS e graduado em Ciência da Computação pela UFSC. Professor da UFSC, Pesquisador de Interação Humano-Computador e Tecnologias Interativas para Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Ciência e Visualização de Dados (LabData) e do Grupo de Pesquisa Anatomia Humana e Aprendizagem Interativa (LabAnatomiaInterativa). 

 

 

Anna Penido - Diretora do Instituto Inspirare. Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. É fellow Ashoka Empreendedores Sociais. 

 


 

Lynn Alves - Doutora pela UFBA. Estágio pós-doutoral na área de jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino - Itália. Professora da UFBA. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais (FINEP/CNPq/FAPESB) como: Tríade, Búzios: ecos da liberdade, Guardiões da floresta, Brasil 2014: rumo ao Hexa, Insitu, Industriali, e outros. Bolsista de produtividade desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq - Nível 2.

 

 

Eliane Schlemmer - Doutora em Informática na Educação, mestre em Psicologia pela UFRGS e bacharel em Informática pela UNISINOS. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA, Europa e Ásia. 

 

 

Ruth Contreras - PhD da Politécnica da Universidade da Catalunha na área de engenharia multimídia e aprendizagem baseada em novas tecnologias. Co-fundador e coordenador do Observatório de Comunicação, Videogames e Entretenimento da InCom-UAB-UVic. Professor da Universidade Vic-Central da Catalunha e da ENTI-Universidade de Barcelona. CEO da empresa Digital Work Force. Diretor da revista Digital Work.

 

 

Ana Isabel Veloso - Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, com mestrado em Engenharia Biomédia e licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra. Professora da Universidade de Aveiro.. Presidente da mesa da assembleia da Sociedade Portuguesa dos Videojogos (SPCV). Pesquisadora de temas tais como: comunicação em contextos de mediação tecnológica, design participativo, videojogos, e outros. 

 

 
Vani Moreira Kenski - Doutora e mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED (Associaçao Brasileira de Educação a Distância). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. Pesquisadora do CNPq (bolsista de produtividade). Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância; Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação e Tecnologias e Tempo Docente, todos publicados pela Editora Papirus. 
 

 

Cybele Amado de Oliveira - Mestre em desenvolvimento e gestão social e graduada em pedagogia pela UFBA. Presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) – organização que contribui para a melhoria da qualidade da educação pública. Todos os municípios em que o Instituto já atuou tiveram crescimento da nota do IDEB, com alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Educação.

 

 

Daniel Puig - Doutor em Música pela UNIRIO, fez estágio de pesquisa na Universität der Künste (UdK-Berlin, Alemanha), com bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Tem trabalhos premiados como professor e artista, no Brasil e no exterior. Professor Adjunto da UFSB. Foi Pró-Reitor de Gestão Acadêmica em 2016-17. Coordenou os processos de implantação dos Complexos Integrados de Educação e das Licenciaturas Interdisciplinares na UFSB.

 

 
David Moises Barreto dos Santos - Graduado em Ciência da Computação, mestrado em Ciência da Computação e doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia . Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado em Educação (PPGE). Tem interesse e experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase nestes tópicos: Educação em Computação, Problem-Based Learning, Logoterapia e Análise Existencial aplicada à Educação) e Informática na Educação de pré-adolescentes e jovens universitários. 

 

Naomar de Almeida Filho - Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Ex-Reitor da UFSB e da UFBA. Pesquisador em diversas áreas incluindo a interação entre os ensinos superior e básico, Bolsista de Produtividade 1A do CNPq.

 

Maria Cristina Gomes da Conceição - Graduada em Medicina, com doutorado em População e Desenvolvimento - Colegio de Mexico. Tem especializações na Cornell University. ÉProfessora Titular da FLACSO Mexico desde 1998, trabalhou como Coordenadora de Assessores no Conselho Nacional de População (CONAPO-Mexico), no Population Council e no Fundo de População da ONU (FNUAP ou UNFPA). Atualmente é professor titular da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Política Pública e População. Atualmente coordena a pesquisa de avaliação de políticas sociais com apoio do CNPq e MDS: "O lugar estratégico da família para a integração das políticas sociais na região metropolitana de Salvador".

 

Notícias Relacionadas