Parlamento Jovem Brasileiro 2017 conta com a inscrição de 17 estudantes da rede estadual

Dos 45 estudantes baianos inscritos na 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), 17 pertencem à rede pública estadual. Os pré-selecionados – a partir de lista divulgada pela coordenação estadual do PJB – serão conhecidos no próximo dia 3 de julho. O PJB é realizado anualmente com o objetivo de possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Serão selecionados, no total, 78 projetos em todo o país e o evento acontece de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Parlamento Jovem 2016

O Parlamento Jovem Brasileiro simula uma jornada parlamentar, através da qual os jovens estudantes vão atuar como deputados jovens, vivenciando o trabalho de um parlamentar federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação da cidadania. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou o 4º ano do Ensino Técnico na modalidade Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

>> Veja aqui a lista dos estudantes baianos

A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). O processo seletivo do PJB é composto de duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal, e a seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados. Os 78 alunos que serão empossados como deputados jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB visa potencializar a atuação mais democrática dos jovens e o seu protagonismo político.

Estudantes parlamentares – A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. Os inscritos elaboraram um projeto de lei que propõe mudanças para melhorar a realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei. O tema é livre e deve ter um impacto nacional. O número de representantes jovens por Estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. Na Bahia, por exemplo, serão seis deputados jovens.

O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados por meio da fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. Mais informações pelo www.camara.leg.br/pjb.

Programa Jovens Embaixadores – Estão abertas até o dia 9 de agosto as inscrições para a 16ª edição do Programa Jovens Embaixadores 2018. Todas as informações e instruções para a inscrição no programa estarão disponíveis na página do Programa Jovens Embaixadores no Facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores). Criado em 2002, pela Embaixada dos Estados Unidos, o programa consiste em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos. O programa busca oferecer a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.