Secretaria da Educação participa do Roboticon 2016 nos EUA

Com objetivo de conhecer novas experiências na área de inovação tecnológica aplicadas na área da educação, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou do Roboticon 2016, em Tampa Bay, na Flórida (EUA), que ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro. Ele esteve acompanhado por duas estudantes, do superintendente da Educação Profissional, Durval Libânio Mello, do coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior, Rogério Quintella e da diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, Carla Almeida.

O evento foi promovido pela Universidade do Sul da Flórida (USF) e envolveu mais de 10 mil estudantes de diversos países em competições de robótica, conferências e exposições. Segundo o secretário Pinheiro, a participação no Roboticon faz parte da estratégia de intercâmbio e cooperação para buscar ampliar e dinamizar o ensino na rede estadual, através do incentivo à ciência, tecnologia e inovação, adotando práticas que vem estimulando a formação de jovens em áreas como tecnologia da informação e robótica em diversos países. “Inclusive só podemos vislumbrar a ampliação do ensino integral na rede a partir de ações como estas, com o envolvimento dos estudantes em competições lúdicas que apliquem o que lhes é ensinado em sala de aula”, destacou.

Segundo Durval Libânio Mello, o evento foi muito importante porque se verificou como a robótica pode ser utilizada no ensino de Ciências como Matemática, Física e até mesmo Química. “Uma questão importante foi a possibilidade de parceria com a USF na perspectiva de transferência de conhecimentos acerca da metodologia de ensino na área de robótica, além de ter aberto portas para que outros estudantes possam participar de eventos no exterior. A experiência também demonstrou como podemos nos inserirmos em eventos de robótica no Brasil e como isso vai ter um impacto positivo no estímulo à aprendizagem dos nossos estudantes da Educação Profissional”, destaca.

A diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, Carla Almeida, que também participou da Roboticon, afirmou que as experiências de inovação tecnológica vistas durante o evento servirão para introduzir novos elementos ao formato aplicado na oficina de robótica ofertada no Centro. “O Processo de construção dinâmica da Roboticon contribuiu para se perceber outras linhas de possibilidades da aplicação da robótica no contexto educacional e que irá beneficiar os estudantes da rede estadual”, explica.

Na avaliação de Quintella, este tipo de atividade faz parte de uma estratégia internacional de estímulo à educação. “No mundo inteiro, a escola não acompanhou o ritmo dos estudantes. A robótica vem como uma forma de estimular os alunos neste lado lúdico e pode reconecta-los as ciências, com um estimulo, principal de despertar vocações para física, matemática e engenharias”, destacou.

“O convite de viajar para um outro país e conhecer uma outra cultura foi uma grata surpresa, uma realização muito importante para o meu futuro profissional. Esta oportunidade que o Governo do Estado nos deu de adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar os que já temos, com certeza, me fez ter uma visão diferenciada em relação aos avanços tecnológicos daquele país e acreditar que podemos avançar área em nosso país”, declara a estudante Bruna Santos Machado, 16 anos, do 2º ano do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador.

Bruna conta, ainda, que pretende compartilhar a experiência com os colegas do CEEP e os do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), onde faz, há dois anos, o curso de Robótica. “Sempre fui apaixonada por robótica, mas também amo Medicina. Acho que vou querer me dedicar aos dois, seguindo o primeiro como hobbie e o segundo como carreira”, conta.

A colega Laimane Moreira Varjão Santos, 26 anos, aluna, também do CEEP Newton Sucupira, no curso Técnica de Manutenção e Suporte à Informática, revela que a experiência da viagem aos EUA vai marcar toda a sua vida. “Vou guardar para o resto da minha existência esta oportunidade de ter adquirido novos conhecimentos tecnológicos. Sinto-me muito orgulhosa e honrada por ter sido escolhida, entre outros tantos colegas. Como agradecimento, quero compartilhar com eles tudo que aprendi nos EUA”, afirma a estudante, completando que a sua expectativa, hoje, é a de se aperfeiçoar cada vez mais na área, que pretende seguir profissionalmente. 

Notícias Relacionadas