Governo Federal anuncia reforma do ensino médio

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O novo modelo de ensino médio definido através de uma Medida Provisória (MP) foi anunciado pelo Governo Federal, na última quinta-feira (22), em Brasília. Com esta medida, aproximadamente 1,2 mil horas serão voltadas para os componentes curriculares a serem estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para complementar a formação, os estudantes terão a opção de escolher cinco áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e a formação técnica e profissional. 
 
As primeiras turmas a seguirem o novo modelo serão iniciadas em 2018, a partir da aprovação da Base e da MP no Congresso Nacional. Também foi anunciado a ampliação da educação integral. O Governo informou que vai investir R$ 1,5 bilhão em políticas de unidades escolares em tempo integral. Com esta iniciativa, serão atendidos com este regime 500 mil novos estudantes de ensino médio, até 2018.
 
O Superintendente de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria da Educação do Estado, Ney Jorge Campello, que representou a Secretaria no pronunciamento, em Brasília, afirmou que o lançamento do novo ensino médio trata-se de uma ação de toda a comunidade educacional do país que foi iniciada em 2013, envolvendo todas as redes estaduais e o Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed).
 
“Este é um modelo de maior flexibilização do ponto de vista da matriz curricular, onde as realidades regionais, as identidades culturais e as características de cada Estado serão observadas na composição do currículo. A ampliação das escolas de tempo integral verifica-se como uma política em que o estudante estará bem ocupado durante todo o dia e os resultados de aprendizagem serão de maior êxito. É proposta do Governo da Bahia a implementação desta ampliação das escolas de tempo integral, chegando até o final de 2018 a atingir 300 escolas, conforme o nosso Plano Plurianual (PPA)”, destaca Ney Campello. 
 
Discussões
Para debater sobre o novo modelo de ensino médio, na próxima quinta-feira (29), será realizada uma reunião técnica com gestores, professores e estudantes. O encontro ocorrerá na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Além disso, no dia 24 de outubro, haverá a primeira mesa de diálogo para discutir sobre a Medida Provisória e outras implicações do novo modelo a ser adotado, com a presença do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares. 
 

Notícias Relacionadas